Apresentação nacional
A consulta com especialista à distância, uma das principais estratégias do Governo do Amazonas, foi apresentada nesta quarta-feira (27/08) em Brasília, durante a 8ª Assembleia do Conass. A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, mostrou aos gestores de outros estados a experiência do programa Saúde AM Digital.
Segundo a secretária, o programa reduziu o tempo de espera para consultas especializadas, agilizou telediagnósticos e ampliou a oferta de telessalas, aproximando os serviços do usuário.
Impactos da Telessaúde
Antes do programa, a espera por atendimento no Sisreg chegava a 100 dias. Agora, caiu para até 19 dias. Algumas especialidades, como psicologia pediátrica, tiveram aumento na oferta em mais de 400%, com redução de 97% no tempo de espera.
Cobertura e funcionalidades
A Telessaúde está presente nos 62 municípios do Amazonas. O usuário pode agendar consultas à distância em 12 especialidades e acessar telelaudos em locais com telessala. Atualmente, 85 telessalas funcionam em 32 municípios, e o serviço também está disponível pelo aplicativo Saúde AM Digital, diretamente no celular.
Estratégia de regionalização
Diante da baixa densidade de especialistas e da dificuldade de deslocamento para a capital, a Telessaúde fortalece a regionalização dos serviços de saúde. A secretária destacou ainda a integração tecnológica para sanear filas de regulação e melhorar a comunicação com os usuários.
Inovações adicionais
Em Brasília, Nayara Maksoud se reuniu com o Ministério da Saúde para tratar de outras iniciativas, como o Barco Hospital São João XXIII e o início de transplante de fígado no Hospital Delphina Aziz, que está na fase final de autorização federal.
Segundo a secretária, a participação do Amazonas em Brasília mostrou resultados positivos do estado e também trouxe experiências de outros estados, abrindo novas oportunidades para inovação na saúde pública.
Leia também
COP30 no Brasil 2025: países da América Latina e Caribe aprovam declaração conjunta