A Suframa realizou, nesta quarta-feira (7), visitas técnicas às fábricas da DBS Indústria do Amazonas e da Tecplam Indústria Eletrônica, ambas situadas no Polo Industrial de Manaus (PIM). A iniciativa faz parte do trabalho contínuo da Autarquia de acompanhar a operação das empresas incentivadas e manter diálogo direto com o setor produtivo.
Participaram das visitas o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, os superintendentes-adjuntos de Projetos, Leopoldo Montenegro, de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, e de Administração, Carlito Sobrinho, além do coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, o administrador, Adamilton Mourão e o pelo gerente de projetos da Superintendência Adjunta Executiva, Ozenas Maciel.
A primeira visita foi na fábrica da DBS Indústria do Amazonas, voltada para o segmento de duas rodas. A empresa, que atua em Manaus desde 2019, é responsável pela montagem de bicicletas, patinetes e motocicletas elétricas. Em 2025, a DBS firmou parceria com a fabricante italiana Moto Morini para produção local de motocicletas de alta cilindrada, com perspectiva de crescimento no número de unidades montadas e geração de empregos.
Durante a visita, o grupo conheceu as linhas de montagem e os projetos de expansão. A empresa tem capacidade atual para montar até 100 mil unidades por ano, distribuídas entre bicicletas elétricas (70 mil) e motocicletas (30 mil), em uma planta de 1.500 m². Segundo o diretor industrial da DBS, Raphael Dimario, a empresa atua com 60 funcionários em um turno comercial e já busca novos galpões para ampliar sua operação. “Estamos prospectando outros galpões para ter mais espaço e colocar mais marcas e produtos”, disse.
O diretor de operações, Sergio Morsa, e o CEO da Moto Morini Brasil, Fabricio Morini, também acompanharam a visita.
Tecplam
Na segunda agenda do dia, a equipe da Suframa esteve na Tecplam Indústria Eletrônica, especializada na montagem de placas e componentes eletroeletrônicos. A comitiva foi recebida pelo diretor-geral da Tecplam, Carlos Beck; o CEO, Henrique Ramalho; o diretor comercial, David Ramalho; o gerente comercial, Herivelton Costa; e o gerente de manutenção e facilities, Alexandre Colombo.
Segundo Herivelton Costa, a Tecplam está presente em Manaus desde 1997 e atende a diversos segmentos da indústria. “Atuamos com linha branca, fitness, mobile e outros. Atualmente, contamos com 500 funcionários, com linhas operando em dois turnos e as demais em turno único”, explicou. Ele também destacou os planos de expansão da empresa. “Dispomos de um terreno de 21 mil metros quadrados onde vamos construir três pavimentos de 8.000 metros quadrados cada. A expectativa é ampliar em 20% o quadro de colaboradores com os dois novos projetos que estamos implementando.”
Um dos projetos é voltado à linha branca, com foco na produção de placas de reposição para atender o mercado nacional. A empresa também está implantando uma nova linha de montagem que irá fabricar etiquetas eletrônicas, sendo a primeira empresa a ter efetivamente fabricação nacional desse produto.
Ao final das agendas, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reforçou que as visitas fazem parte da atuação rotineira da Autarquia. “Estamos aqui para acompanhar de perto o funcionamento das empresas incentivadas, ouvir as demandas, entender os projetos em curso e colaborar para que o Polo Industrial de Manaus mantenha sua competitividade. Esse contato direto com o setor produtivo é essencial para fortalecer nossa atuação institucional e garantir que os benefícios da Zona Franca se traduzam em resultados concretos para a economia regional”, afirmou
Leia também: Afeam apresenta programa Limpa Crédito ao Idam para fortalecer apoio a produtores rurais