Visita institucional
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) visitou, nesta terça-feira (23), o Instituto Conecthus, dedicado à pesquisa, desenvolvimento e inovação na região amazônica.
Essa atividade faz parte de um conjunto de visitas a institutos de ciência e tecnologia, que antecederão os seminários dos Programas Prioritários do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). Além disso, os seminários ocorrerão em outubro e novembro na sede da Suframa, em Manaus.
Comitiva da Suframa
A visita foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva e contou com os superintendentes-adjuntos Luiz Frederico Aguiar (Executivo), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), Leopoldo Montenegro (Projetos) e Carlito Sobrinho (Administração).
Além disso, participaram o auditor-chefe Damon Castro e o gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel.
Estrutura e atuação do Conecthus
Os representantes da Suframa foram recebidos pelo presidente Ailton Queiroz e pelo diretor-geral Renato Guerreiro.
O instituto atua há mais de sete anos em Indústria 4.0, inteligência artificial, visão computacional, automação industrial, biotecnologia, eficiência energética, projetos ESG e pesquisa experimental.
Além disso, o Conecthus já concluiu mais de 250 projetos envolvendo software, hardware, firmware e NPI/NPD, fortalecendo a presença da instituição em Manaus, Boa Vista e São Paulo.
Papel estratégico do instituto
Renato Guerreiro destacou o papel do Conecthus como parceiro estratégico:
“Nosso propósito é entregar soluções consistentes e sob medida, que integrem tecnologia e inovação. Assim, apoiamos nossos parceiros na modernização de processos e fortalecemos o ecossistema regional.”
Importância da aproximação com a Suframa
O superintendente Bosco Saraiva reforçou a relevância do diálogo com os institutos:
“Intensificamos essas visitas porque a Suframa precisa mostrar ao País o potencial da pesquisa e inovação da região. Por isso, os seminários de outubro e novembro também darão visibilidade a esses trabalhos.”
O presidente do Conecthus, Ailton Queiroz, acrescentou:
“A presença da Suframa fortalece o ecossistema de inovação e valoriza o trabalho das instituições. Além disso, a iniciativa ajuda a alinhar esforços em prol do desenvolvimento tecnológico da Amazônia.”
Dessa forma, a visita reforça a importância da integração entre órgãos públicos e instituições de pesquisa, fortalecendo o ambiente de inovação regional.
Leia também
Orquestra na Floresta une música clássica e indígena em Manaus