Reconhecimento histórico
O Amazonas alcançou um marco histórico ao conquistar uma medalha de ouro e outra de bronze no Mondial Du Fromage Tours 2025, concurso internacional voltado para os profissionais do setor de queijos e laticínios. O evento aconteceu em Paris, na França, entre sexta-feira (12/09) e domingo (14/09).
Participação amazonense
O Governo do Amazonas, representado pelo secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, coordenou a delegação estadual. Três queijarias participaram da competição:
-
Tradição D’Lourdes (Autazes)
-
Queijaria Original (Autazes)
-
Leiteria Macurany (Parintins)
De acordo com Borges, o esforço coletivo trouxe resultado imediato. “Voltamos para nosso querido Amazonas com o sentimento de dever cumprido. Com o apoio do Governo, conquistamos ouro e bronze. Agora, nossos produtos ganham reconhecimento internacional”, afirmou.
Queijos premiados
A Queijaria Tradição D’Lourdes venceu a medalha de ouro com o Queijo Maturado com Café. Já a Leiteria Macurany recebeu a medalha de bronze com o Queijo Manteiga Blend.
Além disso, a ação contou com o apoio do Sebrae/AM, que fortaleceu a preparação das queijarias. Para a proprietária da Tradição D’Lourdes, Arleane Figueiredo, a conquista simboliza inovação e qualidade. “Levamos ouro para o Brasil, para o nosso Amazonas e para Autazes. Com apoio do Governo, conseguimos mostrar que nossos queijos têm valor dentro e fora do país”, ressaltou.
Histórico de conquistas
As queijarias amazonenses acumulam resultados expressivos nos últimos anos. Em junho, por exemplo, elas conquistaram oito medalhas na ExpoQueijo 2025 – Araxá International Cheese Awards, em Minas Gerais.
Além disso, também garantiram destaque em eventos regionais, como a Expoagro, a Feira de Agronegócios da Nilton Lins e as Exposições Agropecuárias de Autazes e Parintins. Dessa forma, o setor de queijos do Amazonas mostra consistência e se firma como referência no Brasil e no exterior.
Leia também
Manaus alerta sobre vacinação antes da COP 30, proteção a visitantes e trabalhadores