A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) recebeu, nesta segunda-feira (28), representantes da empresa V.V. Refeições para a apresentação do projeto-piloto “Ecoadubo”, que transforma resíduos orgânicos em adubo 100% natural.
O encontro contou com o superintendente Bosco Saraiva e membros da empresa, como Taína Albuquerque (responsável pela operação), Karoline Teles (nutricionista e gerente de qualidade) e André Jeferson (administrativo). Além disso, a reunião buscou alinhar possibilidades de apoio e expansão do projeto.
Sustentabilidade e reaproveitamento de resíduos
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Moto Honda da Amazônia, responsável por produzir cerca de 22 mil refeições diárias. Como consequência, são geradas aproximadamente 114 toneladas de resíduos orgânicos por mês.
Dessa forma, o foco está no reaproveitamento de cascas de ovo e borra de café, dois resíduos com alto valor nutritivo. Estes materiais serão convertidos em cerca de 15 toneladas de adubo 100% natural por mês.
O processo de compostagem — já em andamento — ocorre com a parceria da empresa licenciada BioLíder e leva de 60 a 90 dias até a produção final do adubo.
“Com isso, pretendemos beneficiar diretamente nossos clientes e colaboradores. Além disso, o projeto reforça nosso compromisso com práticas sustentáveis em colaboração com a Suframa”, explicou Taína Albuquerque.
Apoio da Suframa e expansão para o Distrito Agropecuário
Durante a reunião, o superintendente Bosco Saraiva destacou a importância da iniciativa. Segundo ele, a proposta fortalece a economia circular e está alinhada aos objetivos estratégicos da autarquia.
“Portanto, é essencial integrar ações como essa à lógica industrial. Além disso, o projeto pode ser estendido ao Distrito Agropecuário da Suframa, ampliando seus benefícios”, afirmou Saraiva.
Por fim, ele convidou a V.V. Refeições para participar da Feira do Distrito Agropecuário da Suframa, marcada para setembro. O evento reunirá produtores, fornecedores e empresas do Polo Industrial de Manaus.
Leia também
Estúdio de Pilates com apoio da Afeam: saúde e empreendedorismo no Amazonas