Nesta terça-feira (12/8), o atendimento pré-hospitalar de Manaus recebeu um importante reforço. Foram entregues cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cerimônia aconteceu no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e contou com a presença do prefeito David Almeida, da secretária Shádia Fraxe e da diretora da Rede Pré-Hospitalar Móvel e Sanitária, Elen Assunção.
Reconhecimento internacional pelo atendimento a pacientes com AVC
Durante o evento, o prefeito David Almeida entregou simbolicamente o Selo Diamante do programa EMS Angels Awards. Esse selo reconhece a excelência do Samu no atendimento a vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso, Manaus é uma das três cidades brasileiras, junto com Curitiba e Sapucaia do Sul (RS), que conquistaram seis premiações internacionais consecutivas.
O prefeito destacou a importância do trabalho do Samu. “Quero abraçar todos os servidores do Samu, que são o Selo Diamante do Brasil. Manaus tem um dos melhores serviços de pronto atendimento para AVC do país. Esse serviço é tripartite, com recursos federal, estadual e municipal, e custa cerca de R$ 90 milhões por ano para a prefeitura, incluindo R$ 15 milhões do Governo Federal. Mesmo com dificuldades, seguimos garantindo condições para que nossos profissionais salvem vidas”, afirmou.
Novas ambulâncias chegam equipadas para operação imediata
As cinco ambulâncias fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Saúde, do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Elas já chegam prontas para operar. Quatro são Unidades de Suporte Básico (USB) e uma é Unidade de Suporte Avançado (USA), com estrutura similar a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimentos complexos.
Além disso, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, ressaltou que o Samu funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive feriados. “Uma nova USA e quatro USBs podem parecer pouco para alguns, mas o impacto é imediato. Até o próximo mês, já teremos dados que comprovam essa melhoria”, afirmou.
Frota ampliada para melhorar o atendimento
Com as novas ambulâncias, a frota do Samu Manaus passa a contar com 38 Unidades de Suporte Básico, oito Unidades de Suporte Avançado, 16 motolâncias e duas ambulanchas, totalizando 64 veículos. Eles atendem tanto em bases terrestres quanto fluviais.
De acordo com Elen Assunção, o reforço terá efeito imediato no atendimento. “Atendemos em média 60 acidentes de trânsito por dia durante a semana e 75 nos fins de semana. Com as novas ambulâncias, vamos reduzir o tempo de chegada ao paciente, que hoje é de 10 a 15 minutos. Isso otimizará as operações em nossas dez bases descentralizadas e na base fluvial”, explicou.
Avanços na atenção primária fortalecem a saúde municipal
O prefeito David Almeida também lembrou os avanços na rede municipal de saúde. “Quando assumi, a atenção primária tinha 47% de cobertura. Hoje, já alcançamos quase 93%, com concurso público, reformas, ampliações e construção de novas unidades. Já revitalizamos 106 das 126 unidades em obras e estamos construindo a base central do Samu no Aleixo, especialmente planejada para nossos profissionais”, disse.
Essas ações fazem parte do eixo Saúde da gestão municipal, que prioriza ampliar a cobertura, modernizar a infraestrutura e fortalecer a capacidade de resposta da rede de urgência e emergência. Portanto, a entrega das ambulâncias soma-se a outras iniciativas estratégicas, como a construção da nova base central do Samu, expansão dos serviços especializados e aumento do acesso à atenção básica, consolidando Manaus como referência nacional no atendimento pré-hospitalar.
Leia também
Brasil ultrapassa 3 milhões de sistemas residenciais de energia solar