Lançamento do programa
A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), lançou, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde na Amazônia. Além disso, o curso é voltado para a formação e qualificação de profissionais da saúde, com foco em prática clínica, assistência e pesquisa aplicada.
Relevância para a região
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a iniciativa fortalece a produção científica. Além disso, amplia a capacidade de transformar a assistência e a pesquisa em saúde. “Mais do que formar especialistas, estamos investindo em profissionais capazes de levar soluções inovadoras e de impacto direto para a população”, afirmou.
Marco para o hospital
O diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes, ressaltou que o programa representa um marco para o hospital. Há mais de duas décadas, a unidade atua na formação de profissionais para atender à população do Amazonas e de outros estados. Portanto, essa é uma iniciativa estratégica que une duas instituições fundamentais da saúde pública, promovendo conhecimento científico alinhado às necessidades regionais.
Estrutura do curso
O mestrado é voltado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos, farmacêuticos e demais profissionais da saúde. O curso tem duração de dois anos e prepara especialistas para atuar no ensino, na assistência e na pesquisa. Assim, o programa valoriza os desafios e particularidades da região amazônica.
Primeira turma formada
De acordo com a reitora em exercício da UEA, Kátia Couceiro, a primeira turma conta com 17 alunos. Nesse sentido, ela destacou: “Estamos muito felizes com essa parceria com o Adriano Jorge, que já vem sendo construída há anos. Esperamos que essa primeira turma possa gerar muitos frutos e contribuir com entregas importantes para a sociedade.”
Expectativas dos alunos
Entre os novos mestrandos está o dentista Jean Jacques. Ele demonstrou entusiasmo com o início da jornada acadêmica. “Senti a necessidade de aprofundar meus conhecimentos e melhorar minha formação. Logo, acredito que esse mestrado será um diferencial para atingir meus objetivos profissionais”, ressaltou.
Leia também
Fiscalização ambiental Praia do Tupé Manaus – Regras, normas e preservação