Formação de professores e inclusão
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou nesta terça-feira (09/09) 41 kits LEGO Braille Bricks para professores que participaram do curso de formação sobre o uso do recurso pedagógico. A cerimônia aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.
Além disso, a ação contou com parceria da Fundação Dorina Nowill, Fundação LEGO, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e o Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (Cpides).
Público-alvo e objetivos
Coordenada pela Gerência de Educação Especial (GEE), a iniciativa reuniu 49 professores da Educação Especial, atuando em salas de recursos multifuncionais, classes especiais e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) especial.
O objetivo é promover o ensino do sistema Braille de forma lúdica, criativa e inclusiva. Dessa forma, a iniciativa apoia a pré-alfabetização e alfabetização de crianças com deficiência visual, entre 4 e 10 anos. Assim, também beneficia o aprendizado de todos os alunos, incluindo aqueles do ensino regular.
Sobre os kits LEGO Braille Bricks
Os kits contêm peças que representam o alfabeto Braille, com a letra ou número correspondente impresso. Portanto, tornam-se um recurso pedagógico inovador, estimulando aprendizagem, inclusão e lazer para crianças com ou sem deficiência visual.
Impacto da iniciativa
O diretor de Gestão Educacional da Semed, Anézio Mar, destacou que a ação fortalece a inclusão na rede municipal:
“Esta iniciativa amplia a inclusão e permite que professores utilizem o LEGO como ferramenta pedagógica para acessibilidade e ensino em Braille.”
A gerente de Educação Especial, Amanda Macanoni, reforçou:
“O acordo fortalece a formação dos nossos professores e garante que cada escola receba o kit, ferramenta adaptada para uso nas salas de recurso.”
Além disso, a professora Geisiane Oliveira, do Cmei Maestro Dirson Costa, enfatizou a relevância do projeto:
“O curso promove equidade e acessibilidade, beneficiando alunos com baixa visão, monoculares, cegos e também estudantes do ensino regular, que aprendem a soletrar brincando.”
Por fim, a ação reforça o compromisso da Semed com uma educação mais inclusiva, acessível e integral para todos os estudantes da rede municipal.