A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) recebeu, nesta terça-feira (6), representantes da empresa DDL Associados, consultoria responsável pela submissão do projeto técnico-econômico da multinacional indiana Hero MotoCorp, que planeja instalar sua primeira fábrica no Brasil dentro do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Em reunião com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, a coordenadora da área de consultoria e projetos da DDL Associados, Karine Atala Frota, disse que a proposta prevê a construção de uma unidade fabril da Hero MotoCorp na Zona Franca de Manaus com foco na produção de motocicletas tanto elétricas quanto à combustão.
“Ainda estamos na fase inicial do processo, com a submissão do projeto à Suframa. A previsão é de que a unidade entre em operação cerca de seis meses após a aprovação do projeto, possivelmente no início de 2026”, explicou Karine.
Reconhecida como a maior fabricante de motocicletas do mundo em volume, a Hero MotoCorp é líder absoluta no segmento na Índia e busca agora expandir sua presença na América Latina por meio do mercado brasileiro. Segundo a coordenadora, a planta em Manaus atenderá inicialmente ao mercado interno, com possibilidade de exportações no futuro.
O superintendente Bosco Saraiva se disse bastante animado com a possibilidade. “A instalação da nova fábrica deve gerar um volume expressivo de empregos diretos e indiretos na região, reforçando o papel estratégico da Zona Franca de Manaus no desenvolvimento industrial da Amazônia e na atração de investimentos internacionais”, afirmou Saraiva.
A previsão é que nas próximas semanas seja formalizada a criação do CNPJ da empresa no Brasil, marcando o início das etapas preparatórias para a instalação da unidade fabril.
Leia também: Sine Manaus oferta 364 vagas de emprego nesta quarta–feira