Na manhã desta sexta-feira (25/7), o prefeito de Manaus, David Almeida, celebrou os dois anos do Distrito de Micro e Pequenas Empresas (Dimicro), na zona Leste da capital. Além disso, a comemoração marcou a primeira edição do “Semtepi Itinerante” de 2025. Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fomento ao empreendedorismo, à inovação e à geração de emprego e renda. Dessa forma, o projeto integra o eixo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da prefeitura.
Avanços e histórias de sucesso
Durante o evento, o prefeito destacou os avanços conquistados desde a inauguração do Dimicro, em 2023. Ele ressaltou que, nesses dois anos, foram realizadas diversas atividades e alcançados muitos progressos. Segundo ele, “aqui no Dimicro fomentamos o microempreendedor para que ele possa crescer e se desenvolver com o apoio da prefeitura”. Portanto, essas são histórias de superação, inovação e transformação social que enchem todos de orgulho.
Atualmente, o Dimicro abriga 28 unidades de negócios e já formou cases de sucesso reconhecidos nacionalmente. Além disso, algumas empresas nascidas no distrito conquistam o país com produtos regionais, ecológicos e sustentáveis.
Um ecossistema de desenvolvimento local
O secretário da Semtepi, Alonso Oliveira, reforçou que o Dimicro se transformou em um verdadeiro ecossistema de desenvolvimento. Segundo ele, “são empreendedores locais que produzem, geram emprego e já estão exportando”. Assim, o projeto mostra que a prefeitura acredita, investe e aposta no potencial do povo manauara.
Exemplos inspiradores de empreendedorismo
Um dos exemplos apresentados foi o de Ricardo Nery, da Rico Amazônia, que beneficia e comercializa farinha e castanhas produzidas por ribeirinhos. Ele afirmou que “o Dimicro foi fundamental para estruturar nossa empresa. A prefeitura oferece um espaço digno e suporte técnico, que fazem toda a diferença na hora de negociar com clientes”. Atualmente, a empresa vende no mercado local, nacional e já avança para o internacional. Isso, sem dúvida, muda vidas.
Outro destaque foi a Amazon Limpa, do empresário Mário Taumaturgo, que transforma resíduos recicláveis em vassouras ecológicas. Ele declarou que “aqui no Dimicro, dormimos tranquilos, pois temos estrutura, segurança e apoio da gestão”. Portanto, agradece ao prefeito pela oportunidade de recomeçar com dignidade e gerar emprego a partir da reciclagem.
Serviços gratuitos e integração social
Durante a ação do “Semtepi Itinerante”, a população recebeu dezenas de serviços gratuitos. Entre eles estavam atendimento do Sine Manaus, cursos de capacitação, serviços de saúde da mulher e odontologia, cadastro de empreendedores, emissão de documentos, distribuição de mudas e escuta ativa da Ouvidoria-Geral do Município.
Além disso, participaram diversas secretarias e órgãos municipais, como Procon Manaus, Semasc, Semhaf, Ageman, IMMU, Fundação Dr. Thomas, Casa Militar e outras pastas da prefeitura.
Impactos positivos para a comunidade
O prefeito David Almeida ressaltou que o Dimicro já impacta diretamente a vida de centenas de famílias. Estima-se que 70% dos funcionários das empresas instaladas sejam moradores da própria região. Dessa forma, o projeto contribui para o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local e movimenta o comércio de forma indireta.
Ele concluiu que “essa era uma área degradada e esquecida. Hoje, é um case de sucesso”. Por fim, afirmou que “estamos no limite do Jorge Teixeira com o Coliseu, mostrando que o desenvolvimento precisa e vai chegar onde antes não chegava. Manaus vive um novo tempo”.
Leia também
Inteligência Artificial na Transição Energética: Inovação e Sustentabilidade