Atividade marca a Semana da Pessoa com Deficiência
Com muita animação, criatividade e respeito, os alunos da Escola Municipal Maria Rufina de Almeida, em Manaus, participaram nesta terça-feira (26/8) do “Dia D da Educação Especial”, em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Além disso, o evento acontece em todas as unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) até 1º/9.
Participação e inclusão
A atividade envolveu 686 estudantes, sendo 66 da Educação Especial e 40 atendidos na sala de recursos, nos turnos matutino e vespertino. Desse modo, todos tiveram oportunidade de participar das ações de integração.
Programação diversificada
O evento contou com:
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Apresentações com fantoches inspiradas no diálogo entre um estudante com deficiência e um aluno típico;
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Palestra com o tema “Construindo a Inclusão”;
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Brincadeiras que promovem a inclusão;
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Atividades envolvendo estudantes, professores e toda a comunidade escolar.
Fortalecimento da educação inclusiva
Amanda Macanoni, gerente da Educação Especial, destacou que a semana é uma oportunidade para a Semed reforçar a conscientização sobre a inclusão nos espaços escolares.
“A Semed organizou a Semana da Educação Especial e hoje ocorre o ‘Dia D’ nas escolas. Alunos com e sem deficiência participam, assim como professores e comunidade, mostrando que a diversidade é valorizada e a inclusão é prática”, afirmou Amanda.
Compromisso da escola
Segundo a gestora Lydiane Brito, a iniciativa fortalece o compromisso da escola com a educação inclusiva, garantindo oportunidades iguais de aprendizagem e convivência.
“Nossa escola atende estudantes da Educação Especial em diferentes modalidades, oferecendo acompanhamento pedagógico especializado. Todos participam das atividades junto aos colegas, valorizando a diversidade e tratando todos de forma igualitária”, explicou Lydiane.
Opinião dos pais
Cristiane Alves, mãe da aluna Luana Silva, do 3º ano, elogiou a ação:
“Achei a iniciativa muito positiva, especialmente para pais de crianças com algum tipo de deficiência. A escola demonstra compromisso com a inclusão e contribui significativamente para a interação dos alunos”.
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