Desenvolvimento regional na Amazônia ganha impulso com parceria entre Suframa e Embrapa
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) deram um passo decisivo para impulsionar o desenvolvimento regional na Amazônia. Na última quarta-feira (2), representantes das duas instituições se reuniram na sede da Suframa para formalizar um Protocolo de Intenções. O objetivo é estabelecer cooperação em pesquisa, inovação e desenvolvimento.
Participaram do evento o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o superintendente-adjunto Rafael Gouveia e a coordenadora Caroline Vital. A Embrapa esteve representada por Clenio Pilon (diretor-executivo de PD&I), Selma Beltrão (Administração), Everton Cordeiro e Luiz Antonio Cruz (Embrapa Amazônia Ocidental), além de Walkymário Lemos (Embrapa Amazônia Oriental).
Segundo Clenio Pilon, a parceria amplia o impacto da ciência na transformação social da região. “Nosso foco é promover a inclusão socioprodutiva, seja no campo ou na cidade. A aproximação com a Suframa é estratégica. Afinal, ela integra os desafios da indústria e da agricultura para criar soluções conjuntas”, destacou Pilon. Ele ressaltou ainda que a Indústria 5.0 exige inovação com base agrícola e valor agregado.
Além disso, Bosco Saraiva destacou o papel da pesquisa como semente do progresso regional. “Queremos transformar nosso potencial em desenvolvimento concreto. Para isso, investiremos em pesquisa, capacitação da juventude e geração de empregos. A Embrapa desempenhará papel essencial nesse processo”, afirmou o superintendente.
Agora, as equipes vão avaliar a minuta do protocolo elaborada pela Embrapa. Em seguida, planejam construir um plano de trabalho conjunto. Dessa forma, a iniciativa focará em fortalecer a pesquisa e a inovação no desenvolvimento regional da Amazônia.
Leia também
Tendências da eletromobilidade: o futuro dos veículos elétricos