Curso Gratuito de Cinema em Manaus
Estudantes da rede pública e interessados no processo criativo do cinema podem participar da 4ª edição da atividade motivacional “Luz, Câmera, Ação: Poéticas da Criação”. Além disso, o curso oferece 60 vagas gratuitas e é voltado a pessoas a partir de 14 anos. As aulas começam no dia 11 de agosto e, portanto, é importante se inscrever o quanto antes no Portal da Cultura do Amazonas.
Local e Duração
Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto será realizado no Centro Cultural Palacete Provincial, no centro histórico de Manaus. Ao todo, as oficinas acontecerão das 13h às 16h, duas ou três vezes por semana, durante três meses. Dessa forma, os participantes terão contato constante com as atividades, o que facilita a imersão no aprendizado.
Tema da Edição 2025
Nesta edição, o tema será O Cinema Criativo: A arte de cada um e as referências de obras literárias da ficção amazonense. A orientação ficará a cargo do cineasta, ator e roteirista amazonense Wander Luís. Segundo ele, a proposta é aproximar o aluno da literatura, já que muitos filmes se inspiram em grandes clássicos. Além disso, o curso incentiva o pensamento crítico, a reflexão e a criação poética de narrativas. Por esse motivo, cada participante terá a oportunidade de produzir seu próprio curta-metragem ao final das aulas.
Público e Resultados
“O público é bastante diverso, desde jovens até pessoas com mais de 65 anos. Isso mostra que a arte não tem idade e mantém todos em constante aprendizado”, comentou Wander Luís. Inclusive, a aula inaugural, marcada para o dia 11 de agosto, contará com a presença do cineasta Sérgio Cardoso, que falará sobre os desafios e encantos do fazer cinematográfico.
Impacto Social
Segundo Wander, o curso alcança até moradores de bairros distantes. Muitas vezes, essas pessoas transformam o aprendizado em fonte de renda, produzindo vídeos, oferecendo serviços audiovisuais e acessando recursos de leis de incentivo como Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Assim, a capacitação se torna uma porta aberta para novas oportunidades. Por outro lado, ela também serve como ferramenta cultural, fortalecendo o cenário artístico local.
Conteúdo do Curso
Durante as oficinas, os participantes aprenderão sobre:
-
influência da literatura no cinema;
-
referências de autores e cineastas amazonenses;
-
técnicas de roteirização e narrativa;
-
produção audiovisual e funções de equipe;
-
atuação para câmera;
-
registro de making of e fotografia still.
Além disso, a programação inclui sessões comentadas com trechos de clássicos, dinâmicas de grupo e rodas de debate. Por fim, uma das novidades de 2025 será a participação de autores amazonenses, incentivando a leitura e valorizando a literatura regional como inspiração para o cinema.
Leia também
Monitoramento da Qualidade da Água no Rio Tarumã-Açu, Ipaam e UEA avaliam situação