Prefeitura de Manaus incentiva cultivo sustentável de pitaya na zona rural
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), iniciou, na sexta-feira (31/10), a distribuição de cerca de 5 mil mudas de pitaya para agricultores das comunidades ZF5, Sumaúma 1, 2 e 3, e Terra Nostra, localizadas na zona rural da capital amazonense.
Projeto fortalece agricultura familiar e diversifica produção
A ação faz parte do projeto de incentivo ao cultivo da pitaya, criado em 2022, que se tornou um caso de sucesso entre os produtores rurais de Manaus.
Atualmente, centenas de famílias dos polos agrícolas da cidade trabalham com o plantio da fruta, que se consolidou como uma fonte de renda estável e sustentável.
De acordo com o titular da Semacc, Wanderson Costa, o objetivo do projeto é fortalecer a agricultura familiar e diversificar a produção rural.
“Estamos, a cada dia, incentivando o desenvolvimento econômico das comunidades, com o fomento a famílias e agricultores.
A pitaya é um desses fomentos — uma fruta de alto valor comercial, que se adapta bem ao clima amazônico e tem se mostrado uma excelente alternativa para os pequenos produtores.
A determinação do prefeito David Almeida é que esse incentivo cresça cada vez mais”, destacou o secretário.
Produtores comemoram o fortalecimento da produção local
O produtor Francisco Chaves, morador da zona rural, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da produção.
“Essas mudas vão ajudar bastante. Estou esperando mais uma produção, e elas vão alavancar a colheita. Quero agradecer, porque não esperava receber tanta pitaya”, afirmou.
Fomento à sustentabilidade e à geração de renda
Com apoio técnico e distribuição contínua de mudas, a Prefeitura de Manaus vem ampliando o fomento à cultura da pitaya nos polos agrícolas.
Dessa forma, a iniciativa se consolida como exemplo de sustentabilidade, geração de renda e valorização do trabalho no campo.
Por fim, a gestão municipal reforça o compromisso com o fortalecimento do setor primário, o estímulo ao empreendedorismo rural e a garantia de mais oportunidades e qualidade de vida às famílias que vivem e produzem na zona rural de Manaus.
Leia também
Manaus sustentabilidade e cidades resilientes: Prefeitura reforça compromisso climático rumo à COP30







