Impulsionada pelos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), a capital amazonense está vivenciando um avanço expressivo na mobilidade elétrica. Em 2024, o município assumiu a liderança nas vendas de veículos elétricos na Região Norte. Além disso, passou a atrair novos investimentos para a produção local de motos, bicicletas, baterias e patinetes elétricos.
De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Manaus registrou a venda de 2.017 veículos leves eletrificados no primeiro semestre de 2024. Isso representa um crescimento de 142,3% em relação ao mesmo período de 2023. Vale destacar que 99% das vendas no estado ocorreram na capital. Com isso, Manaus respondeu por mais de 31% de todas as vendas de elétricos na região Norte.
Além do crescimento nas vendas, o cenário industrial local também se transformou. Nos últimos dois anos, marcas como Watts, Davinci, Voltz Motors e Sense Bike iniciaram operações em Manaus. A fábrica da Watts, por exemplo, tem capacidade para produzir até 100 mil motos elétricas por ano. Assim, a cidade começa a consolidar-se como um polo estratégico na produção nacional de veículos elétricos de duas rodas.
Produção de baterias fortalece o polo
Outro fator importante foi a aprovação do Processo Produtivo Básico (PPB) em março de 2024. A medida autoriza e incentiva a fabricação de baterias para ônibus elétricos dentro da Zona Franca, o que aumenta a competitividade das indústrias locais. Como resultado, empresas como a chinesa BYD, que atua na região desde 2017, já produzem módulos com tecnologia de lítio-ferro-fosfato (LiFePO4).
Além disso, a produção de baterias fortalece a cadeia logística da eletromobilidade. Ao fabricar os componentes localmente, as empresas reduzem custos e prazos de entrega. Isso torna os veículos mais acessíveis para os consumidores e mais viáveis para a indústria.
Economia em movimento
Segundo a Suframa, o setor de duas rodas — no qual os elétricos estão inseridos — movimentou R$ 36,48 bilhões em 2024. Esse valor representa 17,8% do faturamento total do Polo Industrial de Manaus. Entre os produtos fabricados, houve destaque para as 11.818 bicicletas elétricas, além de motos, scooters e patinetes.
Infraestrutura e desafios
Apesar do progresso, alguns desafios ainda persistem. A infraestrutura de recarga para veículos elétricos, por exemplo, é limitada em Manaus. Embora haja projetos para instalação de novos eletropostos, a cidade ainda precisa ampliar sua rede para acompanhar o crescimento da frota elétrica.
Além disso, a estabilidade dos incentivos fiscais é uma preocupação constante. Discussões sobre a reforma tributária e ameaças ao modelo da Zona Franca geram incertezas.
Um caminho sustentável
Com vendas em alta, produção local consolidada e investimentos em curso, Manaus se firma como a capital da mobilidade elétrica no Norte do Brasil. Embora ainda enfrente desafios, a cidade caminha para se tornar referência em transporte limpo e inovação industrial.
Assim, com o apoio da Zona Franca, a eletromobilidade deixa de ser apenas uma tendência. Em Manaus, ela já é realidade — e está ganhando velocidade.
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