Capacitações promovem produção sustentável
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), capacitou, de janeiro a agosto de 2025, mais de 3 mil produtores rurais, estudantes e técnicos em cinco municípios do estado. O objetivo é aplicar novas tecnologias para fortalecer o setor primário e promover produção sustentável.
Segundo o secretário da Sepror, Daniel Borges, a iniciativa incentiva os produtores a aplicar o conhecimento adquirido nas capacitações em seus plantios e alcançar novos mercados com alimentos de qualidade.
Cursos na Expoagro
Durante a 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), a Sepror oferecerá cursos, palestras e oficinas totalmente gratuitos. O secretário destaca:
“Serão dias de aprendizados para todo o público que deseja investir no agronegócio amazonense. Nossa equipe técnica estará à disposição para orientar os participantes”.
Municípios atendidos e cursos oferecidos
Coordenado pelo Departamento Pedagógico Sepror, o programa realizou 112 ações nos municípios de Amaturá, Humaitá, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá e na zona rural de Manaus. Ao todo, 3,2 mil pessoas foram profissionalizadas.
Entre os cursos mais oferecidos estão:
-
Horta caseira
-
Compostagem
-
Biofertilizantes
-
Criação de galinha caipira
-
Boas práticas da cultura da melancia
-
Boas práticas na produção de hortaliças
-
Cultura do cacau
-
Meliponicultura
-
Sistema de gotejamento
Depoimento de produtor rural
O produtor rural Daniel Loureiro, de Rio Preto da Eva, ressalta os resultados das capacitações:
“Quando começaram as capacitações, em 2023, ainda estávamos nos organizando nas produções. Agora, em 2025, já vendemos nossos produtos para grandes supermercados de Manaus. É uma grande oportunidade de profissionalização”.
Leia também
Quadra esportiva em Presidente Figueiredo será construída com apoio do Japão