Aos 70 anos, a empreendedora Neli Santos encontrou no Bazar das Mulheres Empreendedoras, do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), uma nova oportunidade de crescimento. Ela aproveitou o evento para vender seus produtos, ampliar sua rede de contatos e fortalecer seu negócio próprio.
“Eu me sinto muito bem em participar. Faço amizades, distribuo meus cartões e ainda vendo meus produtos”, contou Neli, satisfeita com os resultados.
Oportunidade e protagonismo feminino
Neli, que trabalha com venda de roupas, foi uma das 34 expositoras participantes da 8ª edição do Bazar, realizada nesta sexta-feira (10/10).
A ação é promovida pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), responsável pela execução do Prosamin+.
O evento aconteceu no estacionamento externo da sede da UGPE, no Centro de Manaus.
Durante o Bazar, o público encontrou uma ampla variedade de produtos, como artesanato, brechó, itens de beleza e alimentação.
Além disso, a programação contou com uma edição especial da feira de produtos regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que movimentou ainda mais o evento.
Incentivo ao empreendedorismo feminino
De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a iniciativa integra a Política de Gênero do Prosamin+ e busca ampliar as oportunidades de geração de renda para as mulheres reassentadas pelo programa.
“A maioria dessas famílias é chefiada por mulheres que saem de situações de vulnerabilidade para morar em apartamentos do programa. Pensando nisso, oferecemos capacitação e incentivo ao empreendedorismo, para que possam vender seus produtos e conquistar autonomia financeira”, destacou o secretário.
Assim, o Bazar se consolida como um espaço de fortalecimento econômico e social, promovendo não apenas negócios, mas também a autonomia feminina.
Apoio do público e valorização dos produtos locais
O evento atraiu moradores, visitantes e consumidores interessados em produtos locais.
O autônomo José dos Anjos, de 25 anos, aprovou a iniciativa e elogiou a diversidade de opções disponíveis.
“É muito bom, tem bastante variedade e preços acessíveis. Os produtos são diferentes uns dos outros, não fica repetitivo. Foi nota 10”, afirmou José.
Com essa ação, o Prosamin+ reforça o compromisso de valorizar o empreendedorismo, gerar renda e promover inclusão social, especialmente entre as mulheres beneficiadas pelo programa.