A Escola Estadual (EE) Ruy Araújo, localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, promoveu, nesta sexta-feira (13/06), a 10ª edição da Mostra de Bioexatas. A atividade teve como objetivo principal incentivar a aplicação prática dos conteúdos de Matemática, Física, Química e Biologia, por meio de atividades lúdicas e interativas.
Conteúdos além da sala de aula
Neste ano, os estudantes também abordaram temas atuais, como cartografia e eventos climáticos extremos. Dessa forma, demonstraram como a ciência pode explicar fenômenos presentes no cotidiano. A exposição incluiu banners, cartazes e objetos diversos que ilustravam os temas.
Ao todo, 13 turmas participaram da mostra. Entre os temas apresentados estavam: a fabricação de refrigerantes, os circuitos elétricos, intolerâncias alimentares, o ensino da matemática por meio de jogos, cartografia e o reino fungi.
Jogos e interação
Após cada apresentação, os estudantes participavam de jogos de perguntas e respostas com o público. Essa dinâmica tinha o objetivo de avaliar o entendimento dos alunos e reforçar os conhecimentos apresentados.
De acordo com o professor Jorge Alencar, que leciona Matemática e é um dos fundadores do projeto, a mostra transforma o ensino tradicional em uma experiência mais envolvente. “Nós contextualizamos Geografia e Matemática, mostrando que as bioexatas não se limitam apenas à Biologia, Física e Química. Assim, tornamos as aulas mais dinâmicas e divertidas”, destacou.
Avaliação e criatividade
A professora de Biologia, Alice Gomes, explicou que os alunos são avaliados conforme o desempenho na apresentação. Eles precisam organizar um espaço atrativo, relacionado ao conteúdo estudado, o que exige criatividade e planejamento.
“Toda essa prática vale nota. A atividade é levada em conta no segundo bimestre e contribui para o desenvolvimento do aluno”, afirmou a professora.
Incentivo ao aprendizado multidisciplinar
O diretor da escola, Thiago Baima, ressaltou que a mostra continua sendo realizada devido aos bons resultados observados ao longo dos anos. Segundo ele, os alunos não apenas absorvem melhor os conteúdos das ciências exatas, como também aplicam habilidades de outras disciplinas.
“O projeto é importante porque envolve também Língua Portuguesa, Geografia, História e outras áreas, já que os alunos precisam redigir relatórios, elaborar cartazes e se comunicar com o público”, explicou.
Estudantes engajados
A aluna Bárbara Bessa, da 3ª série do Ensino Médio, apresentou um projeto que ensinava matemática por meio de jogos como o “jogo da velha” e outros de tabuleiro. Para ela, essa abordagem facilitou o aprendizado.
“É mais didático e divertido. A gente aprende melhor, porque conseguimos ver, na prática, o que estudamos em sala”, comentou Bárbara.