Indústria – A 81ª Reunião Ordinária do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) foi realizada nesta quinta-feira (5), por videoconferência, com sede no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em Brasília. O encontro marcou a primeira reunião do colegiado em 2026 e resultou na aprovação de dez novos credenciamentos, além de debates voltados ao aprimoramento da gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na região.
A reunião foi conduzida pela coordenadora do Capda, Cristiane Vianna Rauen, e contou com a participação do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, além de representantes de ministérios, entidades federais, instituições de ensino, setor industrial e órgãos dos estados da Amazônia Ocidental e do Amapá.
Durante a sessão, foram aprovados os credenciamentos como unidades habilitadas à execução de atividades de PD&I do Campus Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (IFAP), localizado em Oiapoque (AP), e dos campi Cacoal e Colorado do Oeste do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), nos municípios de Cacoal e Colorado do Oeste (RO).
Também receberam credenciamento como Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) o Instituto Encontro das Águas (IEA), o Instituto Rio Negro (IRN), o Instituto de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (IDS), o Instituto 2D de Inovação e Tecnologia da Amazônia (I2D) e a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam/TJAM), todas sediadas em Manaus.
Na mesma reunião, foram aprovados ainda os credenciamentos da incubadora Koneka, vinculada ao Instituto Federal de Roraima (IFRR), em Boa Vista (RR), e da SebraeLab Amazonas Aceleradora, ligada ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), em Manaus. O colegiado também deliberou pela aplicação da penalidade de descredenciamento ao Creathus Instituto de Tecnologia da Amazônia.
Na pauta informativa, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) apresentou a situação do Fundo Setorial da Amazônia (CT-Amazônia/Capda). Em seguida, o coordenador-geral de Gestão Tecnológica da Suframa, Rafael Gouveia, expôs os resultados da política de PD&I na Zona Franca de Manaus em 2025, destacando a estimativa de R$ 1,6 bilhão em investimentos realizados pelas empresas no período.
Leia também:
Fapeam abre edital Deep Tech com R$ 1 milhão para startups de base científica no Amazonas







