A ausência de doadores preocupa a equipe técnica da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) na semana que antecede as festas natalinas.
Atualmente, o baixo comparecimento de doadores na semana que antecede o Natal começou a gerar preocupação no Hemoam. Desde o início de dezembro, o hemocentro vem registrando uma redução significativa no número de doações de sangue, o que compromete o abastecimento.
Diante desse cenário, o sinal de alerta foi acionado nesta terça-feira (16/12), quando o estoque apresentou uma queda estimada em 40%.
Segundo a gerente de captação, Nívia França, a situação exige atenção imediata. “Hoje, estamos com uma média de 160 doações por dia, enquanto nossa meta diária é de 250. Por isso, fazemos um apelo especial aos doadores, uma vez que a nossa necessidade tende a aumentar devido à alta demanda por transfusões durante as festas de fim de ano. Assim, precisamos do apoio da população para evitar o desabastecimento”, ressaltou.
Funcionamento no Natal
Em relação ao funcionamento, na semana do Natal, o Hemoam atenderá normalmente na segunda-feira e terça-feira (22 e 23/12), das 7h às 18h. Já na quarta-feira (24/12), o atendimento será realizado até às 12h. No entanto, no feriado de Natal (25/12), o hemocentro não funcionará, retomando as atividades normalmente na sexta-feira e no sábado, também das 7h às 18h.
Requisitos para doação
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Entretanto, jovens de 16 e 17 anos também podem doar, desde que estejam acompanhados do responsável legal.
Além disso, o doador deve estar bem alimentado e portar um documento oficial com foto, como RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho.






