Abertura e importância da ciência
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, nesta terça-feira (18/11), o 2º Workshop de Pesquisa e Inovação na Vigilância em Saúde na Amazônia, no auditório da instituição. O evento reuniu profissionais da saúde, pesquisadores, bolsistas e estudantes de graduação e pós-graduação. Dessa forma, a ação fortalece a produção científica desenvolvida no âmbito da Fundação.
Durante a abertura, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou o papel central da ciência para a vigilância em saúde no território amazônico. Além disso, ela destacou que produzir conhecimento na região é um desafio constante.
“A pesquisa é parte do nosso compromisso institucional com a sociedade. Produzir ciência na Amazônia é um ato de resistência, responsabilidade e inovação”, afirmou.
Integração e fortalecimento científico
A diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da FVS-RCP, Luciana Fé, reforçou a importância do encontro como estratégia para fortalecer a cultura científica na instituição. Segundo ela, o workshop estimula a integração entre equipes e promove a construção coletiva.
“A FVS-RCP tem ampliado suas redes de cooperação, fomentado novos projetos e apoiado servidores em formação acadêmica. Hoje, celebramos a ciência que fazemos e refletimos sobre os caminhos que queremos trilhar”, destacou.
Participação de bolsistas e novos pesquisadores
Para muitos participantes, o workshop representa uma oportunidade de ampliação de conhecimentos. O bolsista do Paic, Josué Jesus Almeida, estudante de Ciências Biológicas – Licenciatura, conta que a experiência foi enriquecedora.
“Foi minha primeira participação e pude apresentar meu projeto. Por isso, a experiência me ajudou a aprofundar conhecimentos e representa um avanço na pesquisa científica. Assim, estar aqui, com meu orientador e com a FVS, fortalece minha formação como futuro pesquisador”, afirmou.
Programação e cooperação institucional
Ao longo do evento, a programação incluiu painéis, apresentações e debates sobre acordos de cooperação com instituições parceiras. Além disso, foram apresentados dados atualizados sobre servidores da FVS-RCP que estão em missão acadêmica, cursando especialização, mestrado e doutorado. Posteriormente, esses dados devem contribuir para análises internas e novos planejamentos.
Pesquisa, Ensino e Inovação na FVS-RCP
A Diretoria de Pesquisa, Ensino e Inovação integra a FVS-RCP com o objetivo de impulsionar a produção científica e o desenvolvimento tecnológico. Além disso, promove a qualificação contínua dos profissionais de saúde.
Entre suas responsabilidades estão a coordenação de pesquisas, estudos epidemiológicos e ações voltadas à inovação. Por outro lado, também fomenta programas de formação e atualização das equipes. Dessa maneira, contribui para decisões baseadas em evidências, soluções inovadoras e fortalecimento da vigilância em todo o Amazonas.
Leia também
Save the Frogs promove guia ilustrado de anuros no Médio Solimões






