Na manhã desta quarta-feira (29), 15 alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola São Francisco participaram do Programa Zona Franca de Portas Abertas, coordenado pela Suframa. O grupo visitou as instalações da fábrica de bicicletas Caloi, localizada no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus.
Apresentação institucional da Caloi
A atividade começou com uma apresentação institucional sobre a Caloi Norte S.A., instalada desde 1975 em uma área de 72 mil metros quadrados. Atualmente, a empresa produz cerca de 300 modelos de bicicletas, incluindo bikes infantis, mountain bikes, versões CKD e elétricas.
Percurso pelas linhas de produção
Após a apresentação, os alunos receberam orientações sobre segurança do trabalho e percorreram as linhas de produção. Eles conheceram etapas como corte, solda, tratamento dos quadros de alumínio, pintura, montagem, adesivagem e colocação de aros e pneus. A visita também incluiu o laboratório de testes, onde são verificados pesos e padrões dos equipamentos.
Conexão entre escola e mercado de trabalho
Para o professor Márcio Almeida, as visitas às empresas do Polo Industrial de Manaus ajudam os estudantes a entender o funcionamento do modelo Zona Franca de Manaus e ampliam a visão sobre o mercado de trabalho. “É importante que os jovens conheçam a história das empresas e as oportunidades profissionais. Muitos poderão trabalhar em locais como este no futuro”, afirmou.
Impressões dos alunos
A aluna Manuela Sarrazin destacou a complexidade dos processos produtivos e a atenção da empresa à inclusão de trabalhadores com deficiência. “A visita foi muito positiva. Percebi todo o cuidado dos profissionais e a importância de cada etapa da produção”, disse.
Interesse em oportunidades de trabalho
Ao final da visita, os estudantes se interessaram por formas de contratação na empresa e pelo Programa Jovem Aprendiz, política pública do Governo Federal que insere jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho.
Leia também
Temporada da Criança em Manaus valoriza arte e cultura amazônica nas escolas públicas
 
								






