Atendimento presencial e ações para servidores
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concluiu, na quarta-feira (15/10), mais uma edição do programa Ipaam Itinerante, em Manaquiri, a 60 km de Manaus. Além disso, a ação, realizada entre 13 e 15 de outubro, alcançou 366 pessoas entre atendimentos, capacitação para servidores e atividades educativas.
O atendimento ocorreu no auditório da Prefeitura de Manaquiri e teve foco em pequenos empreendedores, produtores rurais e turismo local. Ao todo, 45 pessoas receberam serviços como emissão de declarações de inexigibilidade, consultas, regularizações e orientações sobre processos ambientais.
Capacitação técnica para servidores
Durante o programa, houve treinamento remoto para servidores municipais e agentes ambientais, com 21 participantes. O curso, conduzido por Luiz Henrique Vieira, coordenador de Atendimento de Apoio e Suporte ao Sislam, abordou temas como diferenças entre licença, Declaração de Inexigibilidade (DI) e dispensa, além do fluxo de processos e consulta à legislação ambiental.
O coordenador do Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE), Bismark Filgueiras, destacou que a iniciativa integra o Plano de Ação de Regularização Ambiental e Combate aos Efeitos das Mudanças Climáticas e Estiagem. “Dessa forma, reforçamos a gestão ambiental local e antecipamos ações preventivas antes da estiagem”, explicou.
Educação ambiental com estudantes
As atividades educativas envolveram 300 alunos de escolas públicas da zona urbana e das comunidades Vila do Janauacá, Costa do Aruanã, Andiroba e Barro Alto. Além disso, os estudantes e professores participaram de ações de conscientização e sensibilização ambiental, promovendo práticas sustentáveis.
O Ipaam Itinerante contou com o apoio da Prefeitura de Manaquiri, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reforçando o compromisso do Instituto em descentralizar o atendimento e levar soluções ambientais de forma prática e eficiente.
Canal de denúncias ambientais
O Ipaam mantém um canal exclusivo para denúncias de crimes ambientais, disponível pelo WhatsApp (92) 98557-9454, vinculado à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa). Assim, a população consegue comunicar irregularidades e o órgão encaminha ações de fiscalização em todo o Amazonas.
Leia também
Prefeitura de Manaus no Fórum de Desenvolvimento Sustentável em Brasília