O governador Wilson Lima autorizou, nesta sexta-feira (10/10), a realização dos concursos públicos da Sema e do Ipaam. As seleções vão ofertar 299 vagas, sendo 140 para o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e 159 para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Os órgãos serão responsáveis por elaborar o projeto básico que definirá a banca organizadora, a publicação do edital e as demais etapas dos certames.
Primeiro concurso da história da Sema
O anúncio ocorreu durante a apresentação do balanço das ações ambientais do Governo do Amazonas, que destacou as medidas de combate às queimadas e ao desmatamento.
A autorização representa um marco histórico, pois será o primeiro concurso da Sema e o primeiro do Ipaam em 18 anos.
O governador destacou que o edital deve ser lançado até o final do ano.
“Esse é um resultado muito positivo que podemos levar para a COP30. Mostramos ao Brasil e ao mundo que o Amazonas está se antecipando aos desafios, preservando a natureza e conciliando desenvolvimento com proteção ambiental”, afirmou Wilson Lima.
Desenvolvimento aliado à preservação
O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, afirmou que o concurso público reforça a gestão de conhecimento e a eficiência na execução das políticas públicas ambientais.
“Nunca houve um concurso público desde a criação da Sema. Esse avanço mostra nosso compromisso com a proteção ambiental e o fortalecimento das unidades de conservação”, destacou o secretário.
O estado mantém 97% de sua cobertura natural preservada e investe R$ 1 bilhão no fortalecimento de cadeias produtivas como castanha, óleos, pesca, turismo de base comunitária e concessões florestais. Todas essas ações integram o Plano Amazonas 2030, que busca alcançar o desmatamento líquido zero até 2030.
Fortalecimento dos órgãos ambientais
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, ressaltou que o concurso vai reforçar as equipes técnicas e melhorar o controle ambiental.
“Essa autorização é uma grande vitória. O último concurso do Ipaam foi há 18 anos. Agora teremos mais profissionais para monitorar e licenciar atividades de forma eficiente, garantindo resultados concretos para o Amazonas”, afirmou Picanço.
Compromisso com o futuro sustentável
Com o Concurso Sema e Ipaam 2025, o Governo do Amazonas reforça sua política de preservação ambiental aliada ao desenvolvimento sustentável. A iniciativa também consolida o estado como referência nacional em gestão ambiental e valorização de servidores públicos.
Leia também
Câmara do Brics em Manaus pode impulsionar internacionalização da economia