Lançamento oficial
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto Somar Amazônia realizam, na próxima segunda-feira (6), às 9h, o lançamento oficial da ExpoPIM 4.0 2026. A solenidade acontece na sede da Autarquia, em Manaus.
O evento principal será em março do próximo ano. Seu objetivo é fortalecer a Zona Franca de Manaus como um dos melhores modelos para instalação fabril no Brasil.
Tema central
Com o tema “A nova indústria do Brasil”, a ExpoPIM 4.0 2026 reunirá empresas, instituições de ensino, centros de pesquisa e investidores. O encontro irá discutir, promover e apresentar o modelo de sucesso do Polo Industrial de Manaus (PIM). Além disso, destacará as vantagens obtidas com a última reforma tributária.
Importância estratégica
Segundo o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o evento é essencial para dar visibilidade ao modelo da Zona Franca de Manaus.
“Esse evento é mais uma forma de mostrar ao Brasil e ao mundo a importância da Zona Franca, que alia sustentabilidade e produção industrial em plena floresta amazônica. Também reforçamos o papel das empresas e das instituições de pesquisa que utilizam a Lei de Informática e dão solidez ao modelo socioeconômico de sucesso”, afirmou.
Grandeza da Zona Franca
A missão da Suframa é administrar os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e estimular o desenvolvimento econômico sustentável da Amazônia. Com a ExpoPIM 4.0, a Autarquia reforça sua atuação estratégica em aproximar indústria, ciência e tecnologia.
Bosco Saraiva destacou que a meta é garantir ampla participação.
“Nós vamos trabalhar intensamente para que 100% das fábricas do Distrito Industrial estejam presentes em março. Assim, os visitantes e empresários terão uma visão completa da grandeza da Zona Franca, com fábricas, bancos, universidades, portos e aeroportos representados”, ressaltou.
Programação
Durante o lançamento, serão apresentados os objetivos da feira, a programação inicial e os parceiros institucionais envolvidos.
Leia também
Campanha de arrecadação de garrafas PET em Manaus transforma resíduos em sustentabilidade