Mostra Cultural do “English For Kids” em Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (25/9) a Mostra Cultural do projeto “English For Kids”. O evento contou com estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental na escola municipal José Sobreira, localizada na comunidade Nossa Senhora de Fátima, rio Negro, zona rural da capital. A ação permitiu que professores apresentassem atividades que fortalecem o aprendizado de inglês, envolvendo estudantes e a comunidade escolar.
Coordenação e Objetivos do Projeto
A atividade é coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege) e pela Divisão de Ensino Fundamental (DEF). O projeto reafirma o compromisso da Semed em promover aprendizagens significativas e experiências pedagógicas que fortalecem o protagonismo dos estudantes. Além disso, incentiva a participação da comunidade escolar e a construção coletiva de uma educação pública inovadora e de qualidade.
História e Importância do Projeto
Segundo a gestora da escola, Maria Ozenilda de Lima, o projeto está presente na escola desde 2018. Ele contribui para que crianças da zona rural adquiram conhecimentos de uma língua estrangeira.
“O projeto ‘English For Kids’ possibilita que as crianças aprendam a base da língua inglesa. Isso faz toda a diferença quando chegam ao Ensino Fundamental 2, pois avançam com um conhecimento prévio. O projeto acontece uma vez por semana e vem trazendo ótimos resultados. É sempre um prazer receber iniciativas que contribuem para que nossas crianças se desenvolvam e se capacitem, sem ficarem atrás dos estudantes da zona urbana”, afirmou Maria.
Aprendizado Lúdico e Desenvolvimento Social
O professor Daniel Castro, responsável pelo projeto na unidade de ensino, destacou que a iniciativa fortalece o aprendizado e promove a harmonia entre os alunos.
“O projeto é muito importante para nossos alunos, pois representa o primeiro contato deles com a língua inglesa. As crianças aprendem de forma lúdica, por meio de brincadeiras, contagens e jogos. Trabalhamos de maneira didática, o que também favorece a construção de amizades e o desenvolvimento da empatia”, explicou Daniel.
Participação da Comunidade e Universidades
As escolas municipais Paulo Freire e Ebenezer apresentaram uma dança indígena. Estudantes e professores da Faculdade de Letras da UFAM e da Universidade Estadual de Londrina (UEL) também participaram do evento.
A pesquisadora Juliana Reichert Assunção Tonelli, da UEL, reforçou a importância de projetos como este.
“Defendo desde os anos 90 a importância do inglês na Educação Infantil. A BNCC só torna a disciplina obrigatória a partir do 6º ano. Projetos como este ampliam o aprendizado, favorecem o desenvolvimento das crianças e garantem igualdade de oportunidades, inclusive para comunidades ribeirinhas. É uma iniciativa de ponta e motivo de gratidão”, afirmou Juliana.
Impacto na Vida dos Alunos
Patrícia Maciel, mãe do estudante João Vitor Maciel, 9 anos, do 4º ano, destacou a relevância do projeto.
“Para mim, este projeto é muito importante para a vida do meu filho. Ele sonha em ser jogador de futebol, e, como muitos jogadores vão para o exterior, aprender inglês desde criança será uma grande vantagem. Ter essa oportunidade não tem preço. Agradeço à Semed por iniciativas como essa”, declarou Patrícia.