Encerramento da Jornada de Integração
Técnicos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) visitaram a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Coari, nesta quinta-feira (25). A atividade fez parte do encerramento da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento no município. Durante a agenda, a comitiva conheceu projetos com potencial para captar recursos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. Dessa forma, novas iniciativas em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) podem ser fortalecidas.
Potencial de pesquisas e infraestrutura
A comitiva foi recebida pela professora-adjunta e cientista social Tânia Custódio. Ela ressaltou a relevância da presença da Suframa como incentivo aos pesquisadores.
“Nosso objetivo é buscar novos editais e financiamentos para ampliar as pesquisas. Temos grande potencial, mas faltam investimentos em infraestrutura e materiais, principalmente em saúde, biotecnologia e licenciatura. Os custos são altos devido a reagentes e insumos”, explicou Tânia.
Laboratórios de Biologia e Biotecnologia
Um dos pontos de destaque foi o Laboratório de Biologia Molecular e Genética. O espaço atua no diagnóstico de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre oropouche. Além disso, desenvolve pesquisas em genética da conservação e análise de pupunhas.
A coordenadora Natasha Verdasca apresentou o Poari, um equipamento de autocoleta para diagnóstico genético, patenteado por uma empresa holandesa. Segundo ela, qualquer mulher pode utilizar o dispositivo em qualquer local do Amazonas e enviar o material ao laboratório para análise.
Em seguida, os técnicos visitaram os laboratórios de Pesquisa Multiuso Central Analítica e de Bioensaios e Bioprocessos. No espaço, o professor Rogério de Oliveira apresentou o projeto de cerveja artesanal saborizada com frutos amazônicos. Ele destacou que já existem quatro protocolos prontos e que, com novos investimentos, a produção pode ser ampliada para 200 litros.
Estrutura acadêmica da Ufam em Coari
O Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Ufam em Coari oferece sete cursos, incluindo Medicina e Nutrição. A estrutura foi inaugurada em 2008 e hoje atende aproximadamente 1.600 alunos.
Comitiva da Suframa
A equipe da Suframa contou com a coordenadora de Eventos, Jaíze Alencar; o coordenador de Estudos Econômicos e Empresariais, Patry Boscá; o coordenador de Monitoramento Tecnológico, Thiago Azevedo; a chefe de Serviços Operacionais, Maria José de Melo; a assessora técnica da SPR, Camilla Medeiros; a técnica de Comunicação Social da Codec, Layana Rios; e a assessora técnica da Coeve, Ana Cláudia Monteiro. Também integrou a visita o coordenador-geral de Incentivos Fiscais da Sudam, Jorge Valente.
Leia também
Cartilha de Emendas Parlamentares fortalece desenvolvimento regional