Cerimônia de assinatura do contrato
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com o Consulado-Geral do Japão em Manaus, assinou nesta terça-feira (09/09) o contrato de doação para a construção de uma quadra esportiva na EE Maria Calderaro, em Presidente Figueiredo, a 117 km de Manaus.
A cerimônia ocorreu na sede da Secretaria, no bairro Japiim, zona sul de Manaus, e contou com a presença da secretária de Educação, Arlete Mendonça, e do cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa.
Cooperação internacional e investimento
O governo japonês fará a doação por meio do Programa de Assistência para Projetos Comunitários (APC) de Segurança Humana. Assim, reforça o laço de amizade entre Brasil e Japão, que completa 130 anos em 2025.
Durante a cerimônia, a equipe apresentou um vídeo detalhando o projeto da quadra, com área de 406 metros quadrados.
Para a secretária de Educação:
“Este projeto mostra que cooperação e solidariedade transcendem fronteiras e criam um futuro melhor para crianças e jovens. A união entre Japão e Brasil é muito importante, especialmente pela contribuição histórica da comunidade japonesa no Amazonas”.
Compromisso com a educação
O projeto marca a primeira quadra esportiva apoiada pelo Japão em Presidente Figueiredo. Ele promove valores como proatividade, perseverança e espírito de equipe. Além disso, permitirá a prática de atividades culturais, esportivas e pedagógicas.
O cônsul-geral Yuichi Miyagawa afirmou:
“Este projeto representa a realização de um sonho e valoriza a educação como pilar fundamental para o progresso. Ele simboliza a amizade entre nossos países e fortalece os vínculos com o Amazonas”.
Benefícios para a comunidade escolar
Mais de 1,7 mil estudantes da EE Maria Calderaro se beneficiarão com a nova quadra. Além disso, a escola receberá melhorias no piso e na iluminação, garantindo segurança para todas as atividades.
A diretora, Cintiane Castro, comemorou:
“Como ex-aluna e diretora, fico feliz e esperançosa. A quadra esportiva representa a realização de um sonho da comunidade escolar de Presidente Figueiredo”.
Leia também
Gincana de Robótica em Tefé promove ciência, tecnologia e inclusão