Atividade com estudantes
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) promoveu, nesta sexta-feira (15/08), uma ação de educação em saúde contra a dengue na Escola Estadual de Tempo Integral Maria Arminda Guimarães de Andrade, localizada no bairro Coroado, zona leste de Manaus.
Estudantes do 1° ao 5° ano participaram de atividades educativas organizadas pelos profissionais da FVS-RCP, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Durante o evento, eles receberam cartazes e panfletos sobre sintomas da doença, assistiram a palestras e interagiram em atividades lúdicas.
Importância da prevenção
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, levar educação em saúde para o ambiente escolar amplia o controle da doença.
“Cada estudante leva para casa as orientações e se torna multiplicador dessas informações dentro da família. A escola é um espaço estratégico para fortalecer a prevenção”, destacou.
A gerente do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, Amanda Andion, reforçou o caráter popular da iniciativa.
“A ideia é que possamos, cada vez mais, manter a comunidade sem locais que favoreçam a proliferação do Aedes aegypti”, explicou.
Apoio da escola
A diretora da unidade, Andrea Aranha, ressaltou a relevância da ação.
“Com a atuação educativa da FVS, a prevenção é aprendida pelas crianças e multiplicada pelas nossas comunidades”, afirmou.
Metodologia aplicada
As atividades incluíram um checklist semanal para eliminar pontos de acúmulo de água. Com isso, os alunos aprenderam a identificar locais que podem se tornar criadouros do mosquito.
Além disso, a equipe mostrou características do Aedes aegypti com diferentes recursos. Foram usadas pinturas, amostras de larvas, jogos de tabuleiro no chão, maquetes lúdicas de residências e músicas educativas.
Leia também
Reserva da Biosfera da Amazônia Central: Sema participa de semana de debates em Manaus