O projeto Sesc Amazônia das Artes será lançado em Manaus, no dia 10 de agosto, com uma programação especial no Mirante Lúcia Almeida, a partir das 14h. O evento marca o início das atividades no estado, que seguirão até 14 de agosto em diversas unidades do Sesc Amazonas. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público, garantindo amplo acesso à cultura.
Circulação cultural e integração regional
O projeto tem como principal objetivo estimular a circulação e o intercâmbio de produções culturais entre os estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), além do Piauí. Assim, promove conexões entre artistas, comunidades e linguagens artísticas diversas, como teatro, música, dança, circo, literatura, cinema e artes visuais.
Este ano, o Amazônia das Artes chega à sua 15ª edição, reforçando seu papel na promoção do acesso à arte e à cultura em múltiplas formas de expressão.
Lançamento com oficinas e apresentações culturais
A partir das 14h, o público poderá participar de oficinas gratuitas de música, literatura, teatro, dança e palhaçaria. Essas oficinas têm como proposta oferecer experiências práticas e educativas aos participantes.
Em seguida, às 17h, ocorrerá a cerimônia de lançamento, com a apresentação literária “O Pequenino Grão de Areia”, do Acre, e o show musical “Amazônia na Veia”, do cantor Zé Miguel, vindo do Amapá.
Interessados podem realizar a inscrição nas oficinas diretamente pelo site: sesc-am.com.br.
Mostra audiovisual abre a programação
Embora o lançamento ocorra no dia 10, a programação começa antes. No dia 8 de agosto, o Sesc Restauração, em Manacapuru, exibirá a mostra audiovisual “Trançatlânticas”, das 16h às 17h.
No dia 9, a mesma mostra será repetida em Manaus, por meio de uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). Dessa vez, o local será o Viaduto do Prosamim, a partir das 16h.
Espetáculos diários movimentam a semana
A programação segue com dois espetáculos por dia, em diferentes unidades do Sesc. As apresentações contemplam diversas linguagens artísticas e estados participantes.
Segunda-feira (11/08)
-
10h – Sarau do Feupuudo, com a Cia Marcos Efraim Magno Silva, no Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros – Unidade II.
-
19h – Mistério do Tempo, espetáculo de dança da Cia Redemoinho (Piauí), no Anfiteatro do Sesc Balneário.
Terça-feira (12/08)
-
15h – Cabaré Ruante – Um Show de Palhaçaria, performance circense de Rondônia, no Sesc Ler Cidade Nova.
-
19h – Pantanal: Memórias Esquecidas, do Mato Grosso, no Anfiteatro do Sesc Balneário. Esse espetáculo oferece uma viagem sensorial pelas histórias do Pantanal.
Quarta-feira (13/08)
-
10h – Beltrano, o Contador de Histórias, com o grupo Artpalco, no Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros – Unidade I.
-
19h – Amazônia Afro-Caribenha, apresentação musical do Pará, no Anfiteatro do Sesc Balneário. Este espetáculo promete envolver o público com uma fusão sonora vibrante.
Encerramento com destaque para ancestralidade e identidade
Quinta-feira (14/08)
-
18h – Gotas de Saberes, do grupo homônimo, será apresentado no Teatro da Instalação. A peça utiliza contação de histórias e teatro para abordar raízes culturais e identidade amazônica e roraimense.
-
20h – Abayomi, espetáculo de dança do Maranhão, encerra a programação. A performance homenageia a ancestralidade feminina, unindo danças populares e narrativas que exaltam a força das mulheres dos povos tradicionais brasileiros.
Cultura acessível e valorização regional
Portanto, o projeto Sesc Amazônia das Artes se consolida como uma importante ação de valorização das culturas locais e de estímulo à integração regional. Além disso, garante que diferentes públicos tenham acesso gratuito à arte, promovendo diálogo, identidade e pertencimento por meio de experiências significativas.
Leia também
Dias Temáticos da COP30: Conheça a Programação Oficial da Conferência em Belém