A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), realiza nesta sexta-feira (09/08) a 6ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras. O evento acontecerá das 8h às 16h, no estacionamento da sede da UGPE, localizada na rua Jonathas Pedrosa, no Centro de Manaus.
Diversidade de produtos e oportunidade de negócios
Ao todo, 35 expositoras participarão da iniciativa. Todas são beneficiárias do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Os estandes apresentarão uma grande variedade de produtos, tais como:
-
Artesanato
-
Itens de beleza
-
Roupas de brechó
-
Alimentos e sobremesas
Além disso, na segunda-feira (04/08), cerca de 30 empreendedoras participaram de uma reunião de alinhamento com a equipe da área social da UGPE. O encontro teve como finalidade preparar as participantes para a exposição e, ao mesmo tempo, alinhar detalhes logísticos do evento.
Valorização da mulher e geração de renda
De acordo com o secretário da Sedurb e coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, o bazar integra as ações da Política de Gênero do Prosamin+. Além disso, ele enfatiza que muitas mulheres atendidas são chefes de família. Portanto, o bazar representa uma excelente oportunidade de complementar a renda familiar e fortalecer o empreendedorismo local.
“É uma ação que abrange as mulheres que vivem nas áreas de intervenção do programa e nas comunidades do entorno. Muitas delas sustentam seus lares, então o bazar vem como uma ótima oportunidade de gerar renda extra”, afirmou o secretário.
Dulcimara Durval: exemplo de empreendedorismo
A empreendedora Dulcimara Durval, de 50 anos, trabalha há mais de 10 anos no ramo de alimentação, fornecendo refeições e sobremesas por encomenda. Para ela, participar do bazar é sempre positivo e recompensador.
“Estou muito feliz por participar de mais uma edição do Bazar do Prosamin+ e poder oferecer meus produtos ao público. Essa iniciativa tem me ajudado a ampliar minhas vendas, pagar as contas e ainda me manter ativa”, disse.
Dessa forma, o evento contribui diretamente para o fortalecimento de pequenos negócios geridos por mulheres da comunidade.
Capacitação e apoio: Projeto Empreender no Envelhecer
Durante o encontro preparatório, as participantes também assistiram a uma palestra sobre o Projeto Empreender no Envelhecer, promovido pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Esse momento, por sua vez, integrou a parceria entre a UGPE e a Sejusc, dentro das estratégias da Política de Gênero do Prosamin+.
Na ocasião, as empreendedoras receberam informativos e orientações práticas sobre como acessar o projeto. O objetivo, portanto, é oferecer microcrédito para pessoas a partir dos 45 anos, viabilizando o início ou a expansão de seus negócios.
Enquanto isso, outras ações seguem sendo desenvolvidas pela Sejusc em parceria com a UGPE para fortalecer o empreendedorismo feminino na região.
Por fim, vale destacar que o Empreender no Envelhecer faz parte do Programa Envelhecer 60+, coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi/Sejusc) e apoiado pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
Leia também
Salto Aceleradora Manaus: inscrições abertas para novo ciclo gratuito de capacitação