Música e sensações no coração da Amazônia
Com sonoridades que evocam o pulsar das águas e o espírito da floresta, o espetáculo “Amassunu” promete transformar o Teatro Amazonas em um rio de experiências sensoriais. As apresentações acontecerão nos dias 22 e 23 de julho e fazem parte da nova temporada da Série Encontro das Águas, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Proposta artística que une tradição e inovação
Sob curadoria de Agenor Vasconcelos, músico e produtor cultural, o espetáculo mergulha na essência da identidade amazônica. Para isso, combina música indígena contemporânea, criações autorais independentes e arranjos eruditos. Além disso, utiliza uma linguagem cênica rica em simbolismo, o que amplia ainda mais o impacto sensorial da apresentação.
O nome “amassunu”, que significa “ruído das águas” em língua indígena, representa essa força criativa fluida e viva. Assim, a proposta é integrar ritmos ancestrais e modernos em um encontro musical único. Como explica Vasconcelos, “a proposta é juntar a música autoral independente, a música indígena e a música erudita em um grande encontro celebrando a Amazônia”.
Um espetáculo com nomes de peso
O elenco reúne artistas representativos da nova geração da música amazônica. Estão entre os participantes:
-
Dudu Brasil
-
Gabi Farias
-
Anne Jezini
-
Dan Stump
-
A banda Moã
-
E a Orquestra de Câmara do Amazonas
Além disso, o espetáculo conta com direção musical do maestro Marcelo de Jesus, arranjos de César Lima e desenho de luz criado pela artista Tabbatha Mello. Dessa forma, o público poderá vivenciar um ambiente sonoro e visual cuidadosamente construído.
Série Encontro das Águas: tradição e experimentação
A Série Encontro das Águas existe há mais de dez anos. Desde então, ela se propõe a quebrar fronteiras entre o erudito e o popular. Portanto, cada edição oferece encontros inusitados entre estilos e gerações no palco do lendário Teatro Amazonas.
Neste ano, a temporada traz desde o balé clássico “Giselle” até concertos inspirados em BTS e new metal. Enquanto isso, a direção artística fica a cargo dos maestros Marcelo de Jesus e Átila de Paula, que orquestram essas fusões com excelência.
Ingressos e expectativas
Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site Shop Ingressos. Vale destacar que a classificação indicativa é livre, ou seja, o espetáculo é aberto a todos os públicos.
Segundo Vasconcelos, “serão duas noites de bastante energia. Vamos levar essa música independente para o palco do Teatro Amazonas. A galera pode esperar diversão, contemplação e uma celebração do que temos de mais autêntico”.
Programação da Série Encontro das Águas 2025
18 a 20 de julho
“Giselle”
-
Balé clássico de Adolph Adam
-
Orquestra Amazonas Filarmônica e Ballet Álvaro Gonçalves
-
Dias 18 e 19 (20h); dia 20 (19h)
22 e 23 de julho
“Amassunu”
-
Orquestra de Câmara do Amazonas, solistas e Banda Moã
24 e 25 de julho (20h)
“Symphony of Chaos”
-
Orquestra de Câmara do Amazonas, solistas e banda
26 e 27 de julho
“Beyond The Symphony”
-
Orquestra Amazonas Filarmônica e Corpo de Dança do Amazonas
-
Dia 26 (20h) e dia 27 (19h)
Leia também
Cursos gratuitos Cetam 2025: mais de 72 mil vagas em 46 opções EaD