Manaus é sede da Oficina Regional Participativa do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU). Essa iniciativa é uma realização do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com apoio técnico do ICLEI América do Sul e da Prefeitura de Manaus.
O evento teve início nesta terça-feira, 17 de junho, no auditório da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizado no bairro Petrópolis, zona Sul. Além disso, estão presentes representantes de 17 municípios da região Norte, os quais participam de palestras e oficinas práticas.
O que é o PlaNAU e seus Objetivos
O evento integra a programação do “Junho Verde”, promovida pela Prefeitura de Manaus. O PlaNAU tem como principal objetivo expandir a arborização nas áreas urbanas da cidade e região.
Além disso, o Plano busca promover a biodiversidade, melhorar os serviços ecossistêmicos, enfrentar as mudanças climáticas e garantir mais qualidade de vida para a população local.
Manaus em Destaque na Arborização Urbana
Durante a abertura, o secretário da Semmasclima, Fransuá Matos, destacou os avanços conquistados pela gestão do prefeito David Almeida.
Segundo ele, Manaus vem se destacando tanto pelo plantio e doação recorde de mudas quanto pela elaboração e revisão de importantes instrumentos de planejamento ambiental.
Entre esses instrumentos, estão:
-
O Plano de Ação Climática
-
O Plano de Redução de Riscos e Desastres
-
O Plano Municipal de Saneamento Básico
-
A revisão do Plano Municipal de Arborização
-
A atualização do Código Ambiental de Manaus
“É um orgulho para a Prefeitura de Manaus sediar este evento. Portanto, é um momento fundamental para troca de experiências e aprendizado na área de arborização urbana,” afirmou o secretário.
Diretrizes do PlaNAU: Por que são Importantes?
As diretrizes do PlaNAU visam fortalecer as áreas já arborizadas e, por outro lado, estimular o plantio em regiões com pouca cobertura vegetal.
Por isso, o processo participativo é essencial. Ele garante que cada região do Brasil, com suas características e demandas específicas, contribua com soluções e experiências.
De acordo com Maurício Guerra, diretor de Meio Ambiente Urbano do MMA:
“Estamos focados em auxiliar os municípios brasileiros na ampliação da cobertura vegetal. Assim, conseguimos enfrentar a emergência climática de maneira mais efetiva.”
Quem Participa da Oficina?
O evento reúne diversos setores da sociedade, incluindo:
-
Gestores e técnicos municipais e estaduais
-
Organizações da Sociedade Civil (OSCs)
-
Associações e coletivos locais
-
Conselheiros ambientais
-
Professores e pesquisadores
-
Profissionais de empresas públicas e privadas
Discussões Estratégicas
A coordenadora técnica do ICLEI América do Sul, Marília Israel, explicou que o encontro aborda dois momentos principais:
-
Diagnóstico da arborização urbana na região Norte e seus desafios.
-
Discussão de quatro eixos temáticos, como políticas públicas para arborização e cenários futuros.
Boas Práticas de Manaus na Arborização Urbana
O diretor do Departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmasclima, Deyvson Braga, apresentou os avanços da cidade.
De janeiro até a segunda semana de junho, foram plantadas mais de 14 mil mudas em todas as zonas de Manaus. Isso representa um número três vezes maior do que todo o ano de 2024.
Dessa forma, o município demonstra eficiência graças à adoção de novas metodologias e equipamentos, como:
-
Perfuradora de solo
-
Perfuratriz de concreto
-
Minicarregadeira
Braga destacou ainda que este é o momento ideal para atualizar o Plano Municipal de Arborização, alinhando-o às diretrizes nacionais, mas sempre considerando as particularidades de Manaus.
Programação da Oficina
A programação segue na quarta-feira, 18 de junho, com duas visitas técnicas:
Visita ao Centro de Produção de Mudas
A primeira será no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), campus zona Leste, onde funciona o Centro de Produção de Mudas da Prefeitura de Manaus. O local é responsável pela produção, armazenamento e distribuição das mudas utilizadas nos projetos ambientais da cidade.
Visita ao Igarapé do Mindu
Na sequência, os participantes visitarão o bairro Novo Aleixo, às margens do igarapé do Mindu. Nesse local, a Semmasclima realiza o plantio de mudas para a recomposição da Área de Preservação Permanente (APP).
Por fim, será realizado um plantio simbólico com espécies nativas da Amazônia, reforçando assim o compromisso coletivo com a preservação ambiental.