Com proposta para solucionar o desperdício de grãos no transporte rodoviário, a Brothers Creators, equipe da Escola SESI Cuiabá (MT) venceu o Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL) – Etapa Regional Norte no sábado, 23, no SESI Clube do Trabalhador, na competição acirrada de 22 equipes representantes de seis estados do Norte.

Os vencedores alcançaram a melhor avaliação em todos os quesitos da competição: Desempenho/ Design do Robô, no Projeto de Pesquisa e na categoria Core Values (valores fundamentais), levando o “Champion’s Award” (prêmio da campeã). Os 2º e 3º lugar ficaram, respectivamente, com as equipes Lego Master da Escola SESI Padre Francisco Luppino, de Parintins, e a Elev3r da Escola SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann, de Vilhena, Rondônia.

Cerca de 300 alunos de 9 a 16 anos participaram da temporada que explorou os desafios relacionados a logística, transporte e automação. A Brothers Creators apresentou o projeto “Tecnogrãos” que monitora o desperdício de grãos no transporte rodoviário. Segundo o professor e técnico da equipe, Carlos Juliani, a solução indicará quando o nível de carga no transporte tiver muita variação, acionando assim um alerta para a empresa, que fará o monitoramento de forma mais assertiva, identificando quais veículos necessitam de uma melhor manutenção e ajustes para mitigar as perdas no transporte.

Para Marina Leite, 12 anos, membro da Brothers Creators, pelo segundo ano consecutivo do Torneio SESI de Robótica FLL, o diferencial para a premiação da equipe foi a perseverança e o rodízio dos integrantes, para que todos pudessem contribuir e se dedicar a cada uma das áreas de avaliação.

A equipe Lego Master, do município de Parintins (AM), conquistou o 2º lugar na competição, com a realização do aplicativo de entregas denominado “MIDS”.  A estudante Ingrid Rezende, 13 anos, explicou o processo realizado, com objetivo de conectar empresas e entregadores e realizar o envio do produto de forma mais rápida e simples. A intenção da equipe era facilitar, principalmente, as entregas realizadas pelos Correios, que demandam, por vezes, maior tempo até alcançar o seu destinatário. O aplicativo em breve estará disponível pela Playstore, serviço de distribuição digital de aplicativos operado pela Google.

Segundo Glauco Soprano, professor da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, e um dos coordenadores do evento, o Torneio SESI de Robótica representa para os alunos participantes uma celebração ao esforço realizado durante vários meses. “É uma oportunidade única e muito importante para que se sintam capazes de realizar grandes coisas, mesmo que ainda sejam jovens”.

Além dos três primeiros colocados, a equipe Acrebóticos da Escola SESI –  Centro Educacional Marília Sant’ana, de Rio Branco (AC) e a equipe Estrela do Norte da Escola SESI João Mendonça Furtado, de Boa Vista (RR), foram classificadas para a etapa nacional, que ocorrerá entre 27 e 29 de maio, na Bienal de São Paulo (SP).

PRÊMIOS OFICIAIS

Categoria Core Values

Acrebóticos – Escola SESI –  Centro Educacional Marília Sant’ana – Acre

Categoria Projeto de Inovação:

Macunaíma – Escola SESI João Mendonça Furtado – Roraima.

         Categoria Desempenho do Robô:

         Estrela do Norte – Escola SESI João Mendonça Furtado – Roraima.

         Categoria Design do Robô:

Estrela do Norte – Escola SESI João Mendonça Furtado – Roraima.

Champion’s Award

 1º Lugar: Brothers Creators – Escola SESI Cuiabá (Mato Grosso).

2º Lugar: Lego Master – Escola SESI Padre Francisco Luppino. (Amazonas)

3º Lugar: Elev3r – Escola SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann (Rondônia)

Classificadas para fase nacional

Brothers Creators – Escola SESI Cuiabá (Mato Grosso).

Lego Master – Escola SESI Padre Francisco Luppino (Amazonas)

Elev3r – Escola SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann (Rondônia)

Acrebóticos – Escola SESI Centro Educacional Marília Sant’ana (Acre)

Estrela do Norte – Escola SESI João Mendonça Furtado (Roraima)