A nova temporada regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL) se aproxima e a largada já está agendada para o dia 22, e prossegue no dia 23 no Clube do Trabalhador (Av. Cosme Ferreira, 7399 – São José I), das 8 às 17 horas. Estão confirmadas 20 equipes representantes de escolas dos estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Rondônia e Roraima. Pelo Amazonas vão competir oito equipes das Escolas SESI e uma do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) VII, que estreia no torneio.

Com a temática voltada para inovações em transporte e logística, a competição deste ano recebeu a denominação de Cargo Connect, para desafiar os jovens a idealizarem projetos inéditos voltados para o futuro do transporte.  Para isso, as equipes, formadas por estudantes de 9 a 16 anos, devem aplicar conceitos de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) na construção e programação de robôs que realizam missões relacionadas ao tema.

Os classificados nesta primeira etapa vão participar do torneio nacional que será realizado em maio em São Paulo. O Torneio de Robótica FLL é uma competição internacional que visa despertar o interesse de crianças e jovens pelas áreas de Ciências, Matemática e Tecnologia. A ideia é inspirar os alunos a pensarem como cientistas e engenheiros, usando e abusando da criatividade a fim de desenvolverem soluções inovadoras de problemas reais. Elas projetam, constroem e programam robôs autônomos, tudo com a tecnologia da LEGO® Mindstorms.