Na próxima sexta-feira (22) inicia-se a nova edição do Torneio SESI de Robótica First Lego League, com o tema “Cargo Connect” (conexão de carga).  A competição vai reunir até sábado 20 equipes da região Norte, incluindo estudantes do Amazonas, Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Mato Grosso.

Anualmente, desde 2013, estudantes de todo o país, de 9 a 16 anos, serão desafiados a pesquisar e apresentar soluções inovadoras para um determinado problema. Para isso, terão que utilizar conhecimentos nas áreas de ciências exatas e biológicas. Este ano, para vencer os desafios, os participantes terão que explorar temas, como transporte e logística.

         Pelo Amazonas, equipes se preparam para a competição, entre elas, a Black and White, formada por alunos do 4° e 5° ano da Escola SESI Dr. Francisco Garcia, localizada no Distrito Industrial de Manaus, que trará o projeto “DBW22”, dispositivo ligado a um aplicativo, com objetivo de otimizar o tempo de localização dos containers no pátio dos portos. Para a realização do projeto, segundo Marcelania Gouvêa, professora do SESI e técnica da equipe, foram realizadas pesquisas de campo no Porto Chibatão (bairro Colônia Oliveira Machado) e na Transportadora Supersonic (Bairro do Distrito Industrial).

A equipe de Mato Grosso, a Brother Creators, da Escola SESI Cuiabá trará ao Amazonas o projeto “Tecnogrãos”, um dispositivo para monitoramento do desperdício de grãos no transporte, utilizando sensores ultrassônicos de umidade e temperatura. Segundo o professor e técnico da equipe, Carlos Juliani, a solução indicará quando o nível da carga no transporte tiver muita variação, acionando assim um alerta para a empresa, que fará o monitoramento de forma mais assertiva, identificando quais veículos necessitam de uma melhor manutenção e ajustes para mitigar as perdas no transporte.

Por sua vez, a equipe Acroboticos, do Acre, optou por investir em uma manta térmica para caminhões do estilo baú. O projeto é chamado “ARP”. “Percebemos que na nossa cidade muitos alimentos chegam estragados e por isso o preço final fica elevado, então decidimos criar algo que preservasse melhor a qualidade desse alimento”, explicou Ana Beatriz, de 15 anos, aluna do 2º ano da Escola SESI Marília Sant’ana, e participante da equipe.

Abordando também a preocupação com a temperatura de alimentos, a equipe do Roraima, da Escola SESI Isolina Rutmann, dedicou-se ao um projeto que busca aperfeiçoar o delivery de comidas, para garantir que o alimento chegue quente ao seu destino. “Segundo pesquisa realizada em nossa cidade, 48% das entregas dos alimentos chegam com temperatura baixa, gerando insatisfação” ressaltou Silvio Cezne, professor e técnico da equipe.

                   Confira toda programação da Etapa Regional Norte – Torneio de Robótica:  

 

Ø 1º dia – Sexta-feira (7)

Ginásio

9h – Cerimônia de abertura do evento

9h10 – Fala da superintendente do SESI

9h30 – Apresentação do Torneio SESI de Robótica

9h40 – Apresentação da Temporada Cargo Connect

9h50 – Fala do juiz chefe e de categorias

10h – Hi five

10h20 – Apresentação da série Não é sobre robôs

10h25 – Conheça as demais categorias do Torneio de Robótica – equipes do FTC, FRC e F1 School

10h40 – Início das avaliações de sala

11h – Palestra de Tecnologia

11h50 – Encerramento

Ø 2º dia- Sábado (8)

Ginásio

8h – Abertura do segundo dia de evento

14h20 – Início dos rounds oficiais dos robôs

12h – Almoço

14h – Palestra

15h – Finais do desafio do robô

16h – Cerimônia de premiação

17h – Show da finalista do The Voice Kid e aluna da escola SESI Emina Barbosa Mustafa – Izabelle Ribeiro