No intuito de orientar a atuação de empresas destinatárias de mercadorias nacionais para a área incentivada da Zona Franca de Manaus e facilitar a resolução de pendências no processo de vistoria, por meio dos canais vermelho e/ou cinza, a Suframa lançou nesta semana um novo manual intitulado “Como responder pendências – Recurso canais Vermelho e Cinza – Vistoria física”.

Elaborado por equipes técnicas da Superintendência Adjunta de Operações, o documento está disponível para acesso aqui e traz importantes orientações sobre o processo de conferência da documentação fiscal ou conferência física a fim de que as empresas evitem pendências durante o internamento de mercadorias nacionais.

Manuais

Este e outros manuais contendo orientações pontuais sobre operações dentro do Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional (SIMNAC), bem como uma sessão de Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o tema, estão disponíveis no portal da Suframa, dentro da seção “Sistemas – SIMNAC – Manuais”. Para esclarecimento de outras dúvidas específicas, pode-se entrar em contato por meio do endereço eletrônico simnac-zfm@suframa.gov.br.