- Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR): para gerenciar e monitorar os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho. Além de elaborar o programa, o SESI orienta as empresas quanto ao cumprimento do Plano de Ação de melhorias.
- Desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com realização de ações voltadas para promover e preservar a saúde dos trabalhadores baseados nos riscos ocupacionais aos quais essa população está exposta, conforme avaliação dos riscos que foram levantados no PGR. O SESI/AM realiza a gestão, elaboração e coordenação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), execução das consultas clínicas e exames complementares ocupacionais (laboratoriais, toxicológicos, audiometria, espirometria, radiológicos, entre outros) para avaliar a história clínica e laboral dos trabalhadores e definindo se os mesmos possuem aptidão ou inaptidão para o trabalho, parecer registrado pelo Médico do Trabalho por meio do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
- Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT): é documento exigido pela Previdência Social para fins de aposentadoria especial em que é informado se os trabalhadores estão expostos ou não a agentes nocivos à saúde ou integridade física.
- Laudo de Insalubridade: documento que avalia se os colaboradores de uma determinada área trabalham expostos a agentes físicos, químicos ou biológicos que são capazes de causar algum dano à sua saúde, considerando os limites máximos de tolerância estabelecidos pela legislação vigente.
- Periculosidade: O Laudo de Periculosidade atende a legislação com cumprimento aos requisitos da NR 16 e subsidia a empresa na classificação das atividades e operações perigosas e recolhimento deste adicional.
- Análise Ergonômica Preliminar e Análise Ergonômica do Trabalho: com a revisão de NR 17, além da elaboração da análise ergonômica do trabalho, as empresas precisarão realizar a avaliação ergonômica preliminar para avaliar a natureza e conteúdo das atividades que os trabalhadores realizam e se estão adequadas ergonomicamente. Resulta em um relatório padronizado e elaborado por profissionais ergonomistas.
Entre as diversas vantagens do Sistema S+ destaca-se o apoio que a empresa recebe para a geração dos eventos para o novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, chamado eSocial, plataforma que unifica a comunicação entre empregadores (empresas) e o Governo, em termos de envio de informações relativas aos colaboradores do negócio. O Sistema S+ auxilia, portanto, no gerenciamento contínuo da empresa, perante o Governo Federal, tendo em vista que a exigência do uso do e-social começou a ocorrer desde outubro de 2021 para as empresas do Grupo I e janeiro de 2022 para as empresas do grupo II e III.
Hoje o Sistema S+ possui em média 150 empresas cadastradas e 13.660 trabalhadores atendidos. O investimento para utilização do sistema por vida ativa (trabalhador) é de R$ 1,66 para empresa industrial, R$ 1,53 para indústria sindicalizada e, para não indústria, de R$ 2,19. Caso o sistema sofra qualquer tipo de atualização ou customização a empresa não precisa desembolsar valores adicionais.
Para contratar os serviços, o primeiro contato é realizado por meio da área de Mercado do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). A empresa interessada pode solicitar orçamento e, após a aprovação da proposta, será direcionada ao Técnico/Engenheiro de Segurança do Trabalho, responsável pela execução do serviço contratado. Paralelamente, a empresa recebe o treinamento pelo suporte de TI do SESI Viva+ para operacionalização do sistema pela empresa, capacitando o usuário a utilizar todas as funcionalidades oferecidas.
Para mais informações, entrar em contato pelo número: (92) 3182-9965.
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