A Semana do Meio Ambiente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) tem início na próxima semana, dia primeiro de junho, e segue até o dia nove (09/06) com programação voltada a agenda ambiental e em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho.

No dia primeiro, as atividades começam no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Ipaam, com o lançamento do Plano de Ação do CMAAP (PACMAAP), em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM). O PACMAAP diz respeito a um planejamento que contém três metas prioritárias e 28 medidas de gestão estratégicas, a serem executadas no prazo de quatro anos, com apoio de 30 indicadores de monitoramento para auxiliar o Instituto.

Ainda no mesmo dia, na área externa em frente à sede do Ipaam, servidores e colaboradores realizarão a Expo-Feira de Arte e Cultura, na qual disponibilizarão para venda produtos artesanais, fabricados com materiais totalmente reciclados, além de refeições da gastronomia regional.

Oficinas

No CMAAP, serão promovidas também oficinas de capacitação exclusivas para consultores e técnicos ambientais, com os temas: Recursos Minerais e Resíduos Sólidos, Outorga de Uso da Água e Inscrição e Certificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Todos concederão certificados.

Ainda no CMAAP, o Ipaam, em parceria com a Fundação Estadual do Índio (FEI), realizará a Oficina Técnica de Monitoramento Remoto Etno(geo)ambiental, que visa proporcionar discussões e orientar acerca do sistema remoto de monitoramento da cobertura vegetal no Amazonas e as áreas protegidas. O evento será exclusivo para convidados e dirigido a especialistas técnicos, pesquisadores, gestores públicos, lideranças indígenas e comunitárias.

Os prédios do CMAAP e Ipaam estão localizados na avenida Mário Ypiranga, 3280, Flores, zona centro-sul de Manaus.

Parintins

Em Parintins, a engenheira ambiental do Ipaam, Fabiana Rocha, representará o órgão em mesa redonda promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) para discutir a atuação das instituições públicas diante das políticas ambientais, no dia 03.

Também no dia três, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Instituto fará uma campanha educativa com proprietários dos empreendimentos e turistas, contra o turismo de exploração animal, na região dos restaurantes localizados no Lago do Janauari, em Iranduba (27 quilômetros de Manaus).

OCA do Conhecimento

O NEA também estará no dia 06 de junho na OCA do Conhecimento, em evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Centro de Instruções de Guerra na Selva (CIGS). Representando o Ipaam, estarão em stand prestando atendimento e orientações para os visitantes acerca das queimadas ilegais.

Programação completa e links de inscrição

  • 01/06:

09h às 17h — Expo-Feira de Arte e Cultura dos Servidores do Ipaam

Local: Área externa do Instituto

10h00 — Lançamento do Plano de Ação do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas

Local: Auditório do CMAAP

  • 02/06:

14h às 16h — Oficina de Recursos Minerais e Resíduos Sólidos (Exclusivo para consultores ambientais)

Local: Sala de Reuniões do CMAAP

Acesso para inscrição: https://bit.ly/GERM-ResiduosSolidos

  • 03/06:

09h às 11h — Mesa Redonda: Atuação das Instituições Públicas na Política Ambiental

Local: Escola Estadual CET Deputado Gláucio Bentes Gonçalves

09h às 12h — Campanha educativa “Não ao Turismo de Exploração Animal”

Local: Lago Janauari

  • 06/06:

08h às 12h/14h às 16h — Oficina Técnica de Monitoramento Remoto Etno(geo)ambiental

Local: Auditório do CMAAP

Acesso para inscrição: https://bit.ly/MonitoramentoEtnoGeoAmbiental

09h às 16h — Atendimento e orientações educativas contra queimadas

Local: Centro de Instruções de Guerra na Selva (Avenida São Jorge, 750, Bairro São Jorge, zona oeste)

  • 07/06:

14h às 16h — Oficina de Outorga de Uso da Água (Exclusivo para consultores ambientais)

Local: Sala de Reuniões do CMAAP

Acesso para inscrição: https://bit.ly/GERH-OutorgaDeAgua

  • 08 e 09/06:

09h às 12h/14h às 17h — Oficina de Inscrição e Certificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Local: Sala de Reuniões do CMAAP

Acesso para inscrição: https://bit.ly/GCAP-CAR