Condutores culturais dos espaços administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, participaram, nesta segunda-feira (25/04), da oficina “Comunicação Eficaz”, com Roger Barbosa, diretor da Companhia de Teatro Interarte. A atividade, que aconteceu no auditório do Palacete Provincial, localizado na praça Heliodoro Balbi, no Centro, contou com 37 colaboradores.

A proposta traz ferramentas para uma comunicação assertiva entre os funcionários de patrimônios históricos e o público. Segundo Roger Barbosa, o workshop tem como principal objetivo fazer com que o condutor cultural apresente a história do lugar de maneira clara, além de auxiliar no atendimento do servidor aos visitantes.

“Nós trabalhamos a consciência vocal, que é o que a nossa voz é capaz de fazer, através de exercícios que a pessoa vivencia na prática, para poder entender, e não só ouvir o conceito”, destaca o diretor.

Capacitação – De acordo com a gerente de Turismo do Teatro Amazonas, Aline Santana, a oficina acontece após a realização de um projeto piloto, em março deste ano, com a participação de 14 pessoas. Ela explica que, a partir do sucesso do primeiro workshop, houve a necessidade de fazer uma nova edição para que mais servidores tivessem acesso ao conteúdo.

“A capacitação vem para aprimorar o atendimento dos condutores culturais dos nossos espaços e oferecer ainda mais qualidade para o público durante as visitas”, define a gerente.

FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa