Diferentes representantes de órgãos de fiscalização e combate ao comércio irregular no setor de combustíveis estarão reunidos, entre os dias 28 e 29 de março, em Manaus, para troca de experiências e fomentar maior integração._

O 2º Seminário do Programa ATAC (Armazenamento, Transporte & Abastecimento de Combustíveis), uma iniciativa do Instituto Combustível Legal (ICL), será realizado em Manaus/AM, nos próximos dias 28 e 29 de março, com o objetivo de discutir as melhores práticas para o enfrentamento aos crimes praticados no setor, levando em conta as características da região, marcada pelo transporte aquaviário.

Com a temática central intitulada “Segurança do Transporte de Combustíveis por via Fluvial”, o evento irá reunir diferentes representantes de órgãos de fiscalização e combate ao comércio irregular no setor de combustíveis, durante dois de programação. Representantes das principais agências envolvidas nesse contexto central, exibirão suas melhores práticas e discutirão as ameaças, oportunidades, avanços e soluções para o aperfeiçoamento das suas missões. A primeira edição do programa ATAC foi realizada em outubro de 2021, na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o CEO Instituto Combustível Legal, Guilherme Theophilo, a segunda edição tem como proposta voltar a atenção para a Região Amazônica, por ser um território do País com dimensões continentais e malha rodoviária limitada, o que faz da via fluvial a principal modal de transporte. “Sabemos da importância estratégica da Região Amazônica para o nosso país, por tudo que ela representa, com suas riquezas minerais, sua imensa floresta tropical, sua sociedade pujante e seus importantes polos industriais, comerciais e agropecuários. Levar combustível de forma segura e ininterrupta para a Amazônia significa necessariamente garantir o seu abastecimento de energia e, por via de consequência, sedimentar o progresso, afastando definitivamente riscos de colapso econômico e social da região”, ressalta.

A abertura ocorrerá às 19h30 (horário local), no dia 28 de março, no Tropical Executive Hotel (localizado na Av. Coronel Teixeira, 1320 A – Ponta Negra, Manaus – AM), com presença do Governador do Amazonas, Wilson Lima, e de autoridades representativas da região Amazônica.

No dia 29 de março, a programação do seminário inicia às 9h e segue até às 18h, seguido de cerimônia de reconhecimento das performances da região através do Prêmio ATAC Região Amazônica.

O Programa ATAC é voltado exclusivamente para as soluções de problemas locais, onde participaram os principais atores – do setor público e de todas as esferas administrativas – que funcionam na fiscalização e repressão a crimes conexos.

Para mais informações, acesse: https://institutocombustivellegal.org.br/.