As fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM produziram 83.696 motocicletas em janeiro. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume é 9,6% superior ao registrado em dezembro (76.359 unidades) e 56,1% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado (53.631 motocicletas).

“A nova onda de contaminações pelo coronavírus, provocada pela variante Ômicron, provocou falta de muitos colaboradores nas fábricas e comprometeu o ritmo das linhas de produção. Felizmente não houve nenhuma paralisação como aconteceu no ano passado”, explica o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.

Com isso, ainda não será possível atender toda a demanda pelos modelos de baixa cilindrada e scooters, e acabar com a fila de espera. “Em dezembro, o volume de produção foi menor devido às férias coletivas e nossa expectativa era de acelerar a curva em janeiro. Assim, acreditamos que a recuperação da produção deverá acontecer a partir de março”, afirma Fermanian.

 

Vendas no varejo

        Em janeiro, foram licenciadas 89.661 motocicletas, o que representa uma retração de 20,2% na comparação com dezembro (112.363 unidades). Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 4,5% (85.798 motocicletas).

        Fermanian explica que o recuo no volume de emplacamentos já era previsto, porém a demanda pelo modal deve continuar aquecida.  “A motocicleta é um veículo ágil, econômico, com preço acessível e baixo custo de manutenção. Além disso, os preços dos combustíveis contribuem para aumentar o número de pessoas que optam pelo modal”, afirma Fermanian.

        Nesse cenário, o presidente da Abraciclo destaca o crescimento dos emplacamentos das Scooters. Apesar de ter 9,8% de participação no mercado, esse modelo ganha cada vez mais espaço nas ruas e avenidas, graças a sua praticidade, versatilidade e baixo consumo de combustível. “Além disso, é fácil de pilotar graças à tecnologias como o câmbio automático, freios combinados ou com ABS e sistema Start&Stop”, diz.

Com 46.200 unidades emplacadas e 51,5% do mercado, a Street foi a categoria mais licenciada em janeiro. Em segundo lugar, ficou a Trail (15.832 unidades e 17,7% do mercado), seguida pela Motoneta (13.160 motocicletas e 14,7%).

Confira o ranking de emplacamentos registrado no primeiro mês do ano por categoria:

EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS
  JANEIRO 2021 DEZEMBRO 2021 JANEIRO 2022    
CATEGORIA A PARTICIPAÇÃO B PARTICIPAÇÃO C PARTICIPAÇÃO C/A C/B
Street 41.651 48,5% 56.093 49,9% 46.200 51,5% 10,9% -17,6%
Trail 16.567 19,3% 21.962 19,5% 15.832 17,7% -4,4% -27,9%
Motoneta 12.545 14,6% 17.417 15,5% 13.160 14,7% 4,9% -24,4%
Scooter 9.442 11,0% 9.572 8,5% 8.829 9,8% -6,5% -7,8%
Naked 2.246 2,6% 2.630 2,3% 1.941 2,2% -13,6% -26,2%
Bigtrail 1.380 1,6% 2.019 1,8% 1.378 1,5% -0,1% -31,7%
Ciclomotor 1.114 1,3% 1.335 1,2% 1.327 1,5% 19,1% -0,6%
Sport 513 0,6% 532 0,5% 481 0,5% -6,2% -9,6%
Custom 242 0,3% 651 0,6% 436 0,5% 80,2% -33,0%
Touring 11 0,0% 4 0,0% 6 0,0% -45,5% 50,0%
Triciclo 87 0,1% 148 0,1% 71 0,1% -18,4% -52,0%
TOTAL 85.798 112.363 89.661 4,5% -20,2%

Fonte: Associadas Abraciclo

Segundo dados da Abraciclo, as motocicletas de baixa cilindrada (até 160 cilindradas) representaram 82,9% das vendas no varejo com 74.294 unidades. Os modelos de 161 a 449 cilindradas responderam por 13,9% do mercado, com 12.505 unidades. Já as motocicletas acima de 450 cilindradas tiveram 2.862 unidades licenciadas, o que corresponde a 3,2% do mercado.

Com 21 dias úteis, janeiro registrou média diária de vendas de 4.270 unidades. Na comparação com dezembro, que teve dois dias úteis a mais, houve recuo de 12,6% (4.885 motocicletas/dia). Em relação ao mesmo mês de 2021, que contou com 20 dias úteis, a retração foi de 0,5% (4.290 unidades diárias).

Exportações

Os embarques de motocicletas para o mercado externo totalizaram 3.328 unidades em janeiro, o que corresponde a uma pequena alta, de 1,4%, na comparação com dezembro (3.283 motocicletas. Em relação a janeiro de 2021, no entanto, houve queda de 14,8% (3.904 unidades).

 De acordo com levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Argentina foi o principal destino (1.220 motocicletas e 38% do volume total exportado). Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar (762 unidades e 23,8% do total exportado), seguidos pela Colômbia (408 motocicletas e 12,7%).