De acordo com a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), a expectativa de crescimento nas vendas do comércio amazonense para o Dia das Mães é de 4% em comparação ao mesmo período de 2021. O aumento equivale a arrecadação de mais de R$ 150 milhões na receita bruta, com ticket médio de compras de R$ 160,00.

Os artigos de perfumes/cosméticos aparecem no topo da lista de intenção de compras com (41,5%); seguido de vestuário (34,4%); almoço/jantar (26,7%); calçados (24,6%); bolsas/acessórios (19  %); não sabe/não decidiu (16,90%); joias/relógios (10,8); cama mesa e banho (11,3%); eletrodomésticos (8,2%); flores (7,7%); celular/smartphone (7,7%); eletrônicos (4,6%); viagem/passeio (4,1%).

Por outro lado, a pesquisa identifica o que as mães gostariam de ganhar. Liderando a lista está vestuário com (37,5%); seguido de almoço/jantar (32,6%); perfumes/cosméticos (31,9%); calçados (28,5%); smartphone (25,7%); bolsas/acessórios (24,3%); viagem/passeio (22,9%); jóias/relógios (21,5%); eletrodomésticos (17,4%); cama/mesa/banho (14,6%); flores (11,1%); outros (8,3%); e por último os produtos esportivos com (5,6%).

Os dados apontam ainda quem entrevistados desejam presentear, (86,70%) pretendem presentear as mães; (22,60%) a irmã; (22,10%) a sogra; (14,90%) a esposa; (11,30%) a avó; (7,70%) a tia; (8,20%) a amiga; (6,70%) a filha; (5,60%) a cunhada; (4,10%) a madrinha; (3,60%) a nora; (2,10%) a madrasta; (2,10%) mãe do meu filho; (2,10%) não sabe e (1,50%) vai presentear a namorada/noiva.

Em relação ao valor que pretendem gastar, (37,4%) disseram que têm intenção de gastar de R$ 101,00 a R$ 200,00 reais; (33%) de R$ 51,00 a R$ 100,00 reais; (18,1%) até R$ 50,00 reais e (11,5%) de R$ 201,00 a R$ 500,00 reais.

Os entrevistados também informaram os fatores que influenciam na escolha do presente, (70,1%) verificam promoções e descontos; (46,4%) o preço; (25,5%) o atendimento; (24,8%) a facilidade no pagamento; (9%) o valor do frete; (4,3%) não pretendem comprar.

Quanto à forma de pagamento que será utilizada na hora de comprar os presentes para o Dia das Mãe, (41%) dos entrevistados informaram que pretendem pagar no dinheiro; (37,4%) no cartão de crédito parcelado; (27,2%) no cartão de débito; (22,6%) via pix; (8,2%) cartão de crédito à vista; (7,2%) parcelado no cartão da loja.

Este ano, os shoppings centers (37,4%) será o principal local escolhido para as compras dos presentes, seguido do comércio do centro (31,8%); mas tem aqueles que ainda não sabem onde vão comprar com (15,4%); a internet lojas virtuais ficou com (7,7%); o comércio do bairro (6,7%) e hiper/supermercado (1,0%).