O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), inaugurou nesta sexta-feira (04/03), em Autazes, mais um posto de atendimento do Idam. Na semana em que a terra do leite comemora o 66º aniversário, a comunidade rural de Monte Sinai, localizada no quilômetro 53, da rodovia AM-254, ganhou uma unidade para reforçar a assistência técnica aos produtores da região.  O objetivo é intensificar a assistência técnica e as políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável, que incluem o crédito rural, o ordenamento ambiental e a participação dos produtores em programas de comercialização.

Segundo o secretário de Estado de Produção Rural, Petrucio de Magalhães Júnior, esse escritório é de grande importância, porque contempla o desenvolvimento de atividades como a pecuária, a piscicultura e a agricultura familiar.

“É determinação do governador Wilson Lima investir não só em estrutura, mas também em equipe técnica para melhor atender ao produtor rural. Para isso, o governador reforçou o quadro de técnicos do Idam e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), com o chamamento dos concursados. Isso significa mais assistência técnica, mais projetos de crédito rural, mais capacitação e mais oportunidades para produção de alimentos”, destacou o secretário.

Para o diretor-presidente do Idam, Tomás Sanches, esse é um momento histórico e vai refletir futuramente. “Estaremos mais próximos das demandas dos produtores aqui da região da estrada, que antigamente tinham que se deslocar até a sede do município, demandando tempo e custo logístico. Vamos levar políticas públicas, o acesso aos editais, ao crédito rural e assistência técnica de qualidade”, pontuou Tomás.

Assistência Técnica – Inicialmente, o Idam irá atender cerca de 500 famílias rurais da comunidade de Monte Sinai e de comunidades próximas, que trabalham com atividades voltadas à agricultura familiar (mandioca, macaxeira, cupuaçu, banana e laranja), piscicultura e criação de bovinos e bubalinos.

“Em primeiro lugar agradeço a Deus por esse momento, que é a vinda desse escritório para a nossa região. Para ter acesso a um documento, o homem do campo precisava sair da sua propriedade, pegar ônibus e lancha para chegar a Autazes e ser atendido. E, hoje, esse escritório vem trazer desenvolvimento para o campo, o que é muito importante para produzir com qualidade”, comemorou o produtor rural Valdino Sales, da comunidade Cajuçara, quilômetro 46.

Com a inauguração de mais esse posto de atendimento, o Idam agora dispõe de 70 unidades locais, distribuídas em todos os municípios do Amazonas e em comunidades rurais distantes, a exemplo de Curuquetê (Lábrea); Caburi (Parintins); Distrito de Realidade (Humaitá) e agora Monte Sinai (Autazes).

Outras entregas – Durante o evento foram entregues 15 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) e 30 Cartões do Produtor Primário (CPPs), assim como 300 mudas de citros (laranja e limão) para fortalecer a produção agrícola local.

Para incentivar o acesso às novas tecnologias, também foi entregue uma patrulha agrícola para apoiar a mecanização de áreas que irão resultar no aumento da produção de alimentos.

A solenidade contou com a participação do prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, do vice-prefeito Marcelo Tupinambá, e de representantes da câmara de vereadores, associações dos produtores rurais e cooperativas da localidade.