Prestes a completar 130 anos de existência, a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) é uma autarquia do Governo do Amazonas que mantém diversas iniciativas e posturas que impactam positivamente ou que diminuem efeitos nocivos à natureza e à sociedade. São ações e diretrizes que seguem a política ambiental da IOA, destacadas neste dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Um exemplo é a logística reversa para os serviços gráficos, com reciclagem das aparas de papel e de toners de tinta que sobram ao final do processo de produção. Tal prática, segundo a assessora de Gestão da Qualidade, Alcione Lima, perpassa todas as etapas da atividade gráfica, da recepção dos insumos à finalização.

“Quando o material chega, recebemos ele de um tamanho só. Conforme a demanda dos clientes, realizamos o processo de produção que, consequentemente, geram as sobras de papel. Essas, por sua vez, são armazenadas onde aguardam a coleta realizada pela associação de catadores”, explica Alcione Lima.

De março de 2021 a março de 2022, foram 4.893 quilos de sobras de papel recolhidos para o descarte correto. A responsável pela logística reversa é a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Manaus, que atua há 14 anos no mercado da capital, beneficiando 20 famílias de diferentes grupos de catadores.

Todo material é recolhido, separado e revendido a fábricas de recicláveis, gerando benefícios econômicos e sustentáveis. “Tudo é pensado de forma que os resíduos coletados retornem à cadeia produtiva de empresas particulares gerando mais sustentabilidade”, explica a responsável técnica e ambiental da Cooperativa Aliança, Marcia Mamede.

Os toners de tinta que sobram do processo de produção gráfica também ganham destinação correta na Imprensa Oficial do Amazonas. Em média, são 1,8 milhão de impressões gráficas por mês produzidas por três impressoras digitais de alto porte e uma estimativa anual de 300 toners coletados e descartados corretamente.

Parte desses toners é recolhida pela Amazoncopy, que há 25 anos atua no mercado no Amazonas, e outra parte é de responsabilidade da Konica Minolta, multinacional japonesa que fornece máquinas de impressão e também faz logística reversa dos insumos de seus equipamentos.

“Todos os insumos e peças, tudo é trabalhado com sustentabilidade.  Somos uma das seis empresas mais sustentáveis do planeta. Estamos disponíveis para ajudar no processo de sustentabilidade, não abrimos mão”, reforçou McLean Moraes, representante da Konica Minolta, fornecedora de serviços à IOA.

 

Diário Oficial 100% virtual

 

Além das iniciativas de reciclagem da produção gráfica, a autarquia também mantém outras ações sustentáveis como o Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE) sendo um veículo 100% virtual, produzido e publicado via sistema eletrônico na internet, sem uso de papel ou combustíveis para circular.

Campanhas de redução de consumo de energia elétrica e de copo plástico, e uso de lixeiras de coleta seletiva na sede da IOA, também são iniciativas positivas ao meio ambiente. “A Imprensa Oficial segue uma política de responsabilidade socioambiental, com logística reversa de insumos do nosso Parque Gráfico e ações pontuais”, reforça o diretor-presidente da instituição, João Ribeiro Jr.

Dia do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho em alusão à conferência realizada em 1972, que criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A data é um momento para compartilhar iniciativas e atitudes importantes em prol do meio ambiente. Em 2022, o tema da campanha é “Uma Só Terra”.

Imprensa Oficial

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) é uma autarquia com 130 anos de existência responsável por publicar o Diário Oficial do Estado e também por produzir serviços gráficos e editoriais para órgãos da Administração Pública estadual, além de salvaguardar e conservar a memória legal do Amazonas no Centro de Documentação e Memória (CDM).