O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na última semana, atendimentos para cerca de 100 agricultores familiares por meio de atendimentos de inscrição de renovação e emissão de Carteira do Produtor Primário (CPP), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e entregas de kits agricultura familiar em comunidades rurais no município de Ipixuna (distante 1.367 quilômetros de Manaus).

Os atendimentos foram realizados pelo técnico José Antônio Chaves e contemplaram as comunidades do Baixo Juruá: Poeira, Bom Lugar, Olinda e Belém, e ainda a comunidade indígena Piau.

Para o gerente da unidade local de Ipixuna, Valdécio Gomes, essas atividades são essenciais para o fortalecimento da agricultura familiar no município.

“As sementes entregues darão oportunidade aos produtores de trabalhar suas lavouras no período do verão, com o plantio de milho e arroz, que são plantios temporários e que consequentemente agregarão renda a suas famílias com a comercialização desses insumos”, pontuou o gerente.

Ainda conforme o gerente, com as DAPs e os Cartões do Produtor em mãos, os produtores terão acesso às políticas públicas de crédito rural do Governo do Amazonas, principalmente para aqueles que não têm condições de fazer um financiamento de grande valor para produções agrícolas.