O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza, de hoje (31/03) a sábado (02/04), o Encontro de Gerentes que atuam no atendimento e assistência técnica às famílias rurais nos 62 municípios do Amazonas. A solenidade acontece no Armazém XV, localizado na rua Monteiro de Souza, 370, Centro (Porto de Manaus).

Durante a cerimônia de abertura do evento, o diretor-presidente do Idam, Tomás Sanches, agradeceu aos gerentes por sua atuação e ressaltou a importância do Idam junto às famílias rurais no interior do estado.

“Aqui estamos com a representatividade de todos os municípios, inclusive alguns com mais de uma unidade local. Essas pessoas são os nossos guerreiros atuando na ponta, conduzindo o escritório, trazendo os resultados e atendendo demandas. O Idam é uma instituição diferenciada, composta por pessoas que amam o que fazem e amam a instituição. Por isso o meu respeito e minha admiração a esses colaboradores”, disse Tomás.

O objetivo é discutir políticas públicas que visam o desenvolvimento rural sustentável por meio de ações como o crédito rural, programas de comercialização da produção, ordenamento ambiental, orientações sobre a organização da produção de associações e cooperativas, acesso a novas tecnologias de produção e turismo rural.

A programação reúne representantes de instituições como a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza  (FPS), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Amazônia Ocidental).

Para o secretário de Estado de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, os gerentes e técnicos que atuam no interior do estado exercem um trabalho crucial para assegurar os direitos dos pequenos produtores.

“Os gerentes e técnicos do Idam são peças fundamentais para garantir o atendimento aos mais de 330 mil produtores rurais que nós temos aqui no Amazonas. Produtores que precisam ter acesso a um crédito rural, precisam ter acesso ao escoamento da produção e acesso ao ramal”, assinalou Petrucio.

Os gerentes que participam do encontro lideram as equipes do Idam nos 62 municípios do Amazonas, as quais contam com técnicos que possuem formação nas áreas de agropecuária, florestal e pesqueira.