Serviços gratuitos de cidadania, empreendedorismo e orientações ao consumidor são algumas das ações da quinta edição do programa Governo Presente, no sábado (28/05). A programação acontecerá no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, localizado na avenida Curaçao, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

No bairro Cidade Nova, a programação inicia às 8h e segue até as 14h de sábado. Em quatro edições na capital, mais de 20 mil atendimentos já foram realizados durante as ações nos bairros.

Idealizado pelo governador Wilson Lima, o Governo Presente é realizado a cada 15 dias em um bairro diferente da capital. Localidades como Compensa, Cidade de Deus, Armando Mendes e Parque São Pedro já receberam o programa, que oferece serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, crédito, trabalho e segurança pública, entre outras áreas.

Cidadania e social

Nesta edição do Governo Presente, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizará a emissão de mil RGs, entre 1ª e 2ª via. Além disso, o órgão vai oferecer atendimento da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e unidades do Passe Legal.

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), reforçará o projeto Crédito Rosa, voltado para mulheres que empreendem e desejam obter financiamento. Os financiamentos variam de R$ 500 a R$ 21 mil, de acordo com a análise de crédito da solicitante.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) disponibilizará 20 profissionais responsáveis por serviços de corte de cabelo, barbeiro, massagem, tranças, penteados e esmaltação.

Serviços do programa Seduc Atende, com atualização de documentação e emissão da 1ª via do Passe Livre Estudantil, também serão levados pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

Trabalho e consumidor

O Sine Amazonas, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), integra o programa com serviços para cadastro para emprego, seguro-desemprego, Carteira de Trabalho Digital e orientações para o Mais Crédito Amazonas.

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) participará da ação fazendo o atendimento de reclamações e denúncias de medidores de energia elétrica e hidrômetros. Atividades desenvolvidas pelo órgão também serão apresentadas, juntamente com cartilhas sobre produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

FOTOS: Lucas Silva/Secom