A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou, nesta quinta-feira (31/03), o curso de Monitoramento da Qualidade de Água na Piscicultura, durante a 5ª Feira da Piscicultura e 40º Aniversário de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus)

Ao todo, foram capacitados mais de 25 produtores rurais do município de Rio Preto da Eva, ministrado pelo engenheiro de pesca da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Andreson Amâncio, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam).

O piscicultor Donildo Serrão, que está iniciando na atividade, possui seis tanques de viveiro em sua propriedade localizada no quilômetro 53, da AM-010.

\”Aprender nunca é demais, ainda estou iniciando no segmento da piscicultura. Atualmente, possuo 1 mil alevinos de tambaqui, e quero alavancar essa produção. Com esses ensinamentos poderei produzir peixes em ótima qualidade\”, diz Donildo.

Na palestra, foram abordados os temas sobre a necessidade de monitorar a qualidade da água do cultivo e fazer eventuais intervenções para sua melhoria. Os principais parâmetros que o produtor precisa estar atento, são com o oxigênio dissolvido, pH da água, alcalinidade, amônia. Assim como, temperatura, transparência e turbidez.

\”Adotando esse controle, aumenta-se consideravelmente as chances do produtor ter um maior retorno produtivo e financeiro na atividade\”, finaliza o palestrante, Andreson Amâncio.

Para saber mais sobre os cursos, segue o link com a programação do 2° Workshop da Piscicultura de Rio Preto da Eva.