Com propósito de dar transparência aos serviços ofertados aos produtores rurais, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) lançou, nesta sexta-feira (28), a 3ª edição da revista ‘Agro Amazonas’ que traz o maior investimento já realizado para alavancar a produção de alimentos no estado.

Esta edição reúne uma série de ações e projetos voltados ao fortalecimento do setor primário, entre elas: recuperação de ramais e vicinais, assistência técnica aos produtores rurais, crédito rural, comercialização dos produtos agropecuários e conquistas sanitárias.

“A revista Agro Amazonas mostra os principais projetos realizados pelo Governo do Amazonas, comprovando que o Governador Wilson Lima promove o maior investimento já realizado no estado para interiorizar o desenvolvimento econômico, garantir segurança alimentar para as pessoas que mais precisam, gerar emprego e renda para o cidadão.”, ressaltou o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

As ações destinadas a produtores rurais, agricultores familiares, cooperativas e associações integram as diretrizes do Sistema Sepror, composto pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

Últimas edições: A primeira revista foi lançada em 2019, e a segunda revista em 2020. As revistas abordam as principais atividades e programas estaduais realizados, incluindo a retomada da Expoagro, chamamento dos concursados do Idam e Adaf, pagamento recorde da subvenção da juta e malva, programa peixe no prato, fomento de alevinos para piscicultura, emissões de cartões do produtor rural, recuperação de ramais e vicinais, maior compra pública da agricultura familiar, cursos e eventos para os produtores rurais.

Programa Agro Amazonas – tem o objetivo de reforçar o desenvolvimento do setor primário, buscando diversificar a matriz econômica do estado, colocar comida na mesa do cidadão e ampliar a geração de emprego e renda.

O Agro Amazonas contempla, ainda, ações de capacitação e assistência técnica do Idam; fortalecimento das cadeias produtivas, por meio da ADS com iniciativas como o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), o Programa de Acompanhamento da Produtividade (Promove) e o Balcão de Agronegócios. Com a Adaf, o programa também vai ampliar ações de defesa sanitária animal e fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos.

Para acessar a edição da revista online, basta acessar o site da Sepror: www.sepror.am.gov.br.

Foto: Djalma Junior/Sepror